Organizadora: Mônica Medeiros Kother Macedo
Editora: Casa do Psicólogo
Ano: 2009
Número de páginas: 348
Categoria Principal: Demais Livros
até 2x de R$36,75 sem juros
A satisfação de concluir é indescritível. Conseguir, então, reunir em uma única publicação capítulos que nos apresentam as várias dimensões de uma clínica-escola constitui tarefa admirável e de grande valor, uma vez que possibilita a profissionais da saúde e, também, a estudantes construir uma visão mais integrada sobre os serviços ali prestados, as possibilidades de pesquisa, e a diversidade de linhas téoricas passíveis de serem abarcadas em um mesmo contexto. É, a meu ver, uma experiência a ser seguida pelos vários serviços-escola existentes no país, por oferecer um conhecimento cada vez mais apurado da variedade de experiências existentes, das características regionais e, por consequência, possibilitar um maior intercâmbio entre os serviços-escola e entre estes e o sistema de saúde. Ao contribuir para o preenchimento desta lacuna de publicações".
Prefácio, por Eliana Herzberg..............................................................................9
Apresentação............................................................................................................13
1 – A Clínica-escola saap e o fazer psicologia.................................................................17
Mônica Medeiros Kother Macedo
Maria Lúcia Tiellet Nunes
Paula von Mengden Campezatto
Ivana do Prado Padilha
2 – Psicoterapia humanista-existencial.......................................................................43
Gisele Monza da Silveira
3 – A demanda de ajuda e a capacidade de escuta na entrevista de triagem.............................................61
Mônica Medeiros Kother Macedo
Carolina Neumann de Barros Falcão Dockhorn
Blanca Susana Guevara Werlang
4 – Psicoterapia de orientação psicanalítica no contexto da clínica-escola................................................................73
Márcia Lisboa dos Santos
Nadia Maria Marques
Juliana Valente
5 – A aplicabilidade do modelo cognitivo-comportamental em clínica-escola................................................103
Margareth da Silva Oliveira
Ilana Andretta
Irani de Lima Argimon
Luis Fernando Zambom
6 – A trajetória de pequenino – O processo de uma psicoterapia infantil sob o enfoque humanista-existencial..................................................................123
Janice de Oliveira Castilhos Vitola
Fernanda Minella
Gisele Monza da Silveira
7 – O psicodiagnóstico clínico: Como e para quê?..............................................................141
Leanira Kesseli Carrasco
Samantha Dubugras Sá
8 – Autoconhecimento e orientação profissional: processos interdependentes.........................................159
Ana Maria Pereira
Dulce Helena Cabral Hatzenberger
Vanessa Manfredini
9 – A psiquiatria na clínica-escola de psicologia: especificidades acerca das terapias combinadas................................175
Nelson Asnis
10 – Avaliação neurológica do paciente no contexto de uma clínica-escola............................................185
Ronald Maeso Montes
11 – A supervisão em psicanálise: o fazer na clínica...........................................................207
Mônica Medeiros Kother Macedo
Carolina Neumann de Barros Falcão Dockhorn
12 – O que contam os contos de fadas? Um olhar clínico na comunidade................................................................221
Nadia Maria Marques
Daniele Loureiro
Fernanda Faggiani
13 – Grupos de encontro: Uma experiência com idosos institucionalizados....................................................247
Gisele Monza da Silveira
Janice de Oliveira Castilhos Vitola
14 – Psicologia e direito: Uma proposta de acolhimento integrado em uma clínica-escola.............................................261
Márcia Lisboa dos Santos
Adriana Silveira Gobbi
Renata de Rezende Lovera
15 – Atendimento de adolescentes infratores usuários de drogas: Uma parceria com o sistema de justiça.................................................................277
Ilana Andreatta
Margareth da Silva Oliveira
Maisa dos Santos Rigoni
16 – Observação e intervenção em psicopatologia: Um trabalho de equipe.........................................289
Nadia Maria Marques
17 – Terapia cognitivo-comportamental em grupo para idosos.........................................................305
Irani de Lima Argimon
Juciclara Rinaldi
18 – Terapia cognitivo-comportamental em grupo para dependentes de nicotina..........................................317
Margareth da Silva Oliveira
Viviane Samoel Rodrigue
19 – Psicoterapia e adolescência na perspectiva humanista fenomenológico-existencial........................................329
Marta Regina Cemin
Sobre os autores..........................................................................................343
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
R$52,43
ou 2x R$26,22 sem juros
1 dia por página;
agenda permanente;
marcador de página com fitilho;
formato(mm) 145x205, miolo 1x1, gramatura 63g/m²
Material: Aço Zincado
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?