Autor: Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian
Editora: CRV
Ano: 2017
Número de páginas: 152
Categoria Principal: Winnicott
Este livro é uma seleção de textos que explicita uma compreensão psicanalítica das questões das deficiências, adquirida por meio de estudos realizados pela psicanálise winnicottiana. Para Winnicott a psicanálise é um instrumento para a compreensão do ser humano em sua interação com o ambiente, salientando a importância da vivência psicossomática nesse processo, condição fundamental para a compreensão daqueles que possuem prejuízos físicos ou funcionais. Os textos foram escritos ao longo de anos de estudos, trabalhos e pesquisas que ocorreram durante minha vida profissional e acadêmica. A organização desses textos partiu do entendimento dos conceitos winnicotianos e de suas propostas de intervenção relacionados à trabalhos com pessoas cegas ou com baixa visão. O interesse pelas questões da deficiência visual surgiu no início de minha vida profissional quando estagiei em Instituição especializada nessa população e continuou durante as atividades profissionais e acadêmicas. Na academia o interesse se ampliou para outros tipos de deficiência, mas a pratica no atendimento de pessoas com cegueira ou baixa visão levou-me a priorizar em meus escritos os exemplos que obtive nesses trabalhos.
APRESENTAÇÃO..............................................9
CAPÍTULO 1
WINNICOTT E A PSICANÁLISE EXTRAMUROS.....................................................11
CAPÍTULO 2
PREVENÇÃO E TRATAMENTO NA PSICANÁLISE DE D.W. WINNICOTT...............................21
CAPÍTULO 3
AS FAMILIAS ATUAIS E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL................................................39
CAPÍTULO 4
O PAI NOS DIAS DE HOJE E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO..........................................................................................47
CAPÍTULO 5
WINNICOTT NA EDUCAÇÃO: novos caminhos para a escola..................................................59
CAPÍTULO 6
A CLÍNICA DO AMADURECIMENTO E O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS................................................................................................................69
CAPÍTULO 7
A CONSTRUÇÃO DO EU DE CRIANÇAS COM CEGUEIRA CONGÊNITA........................................81
CAPÍTULO 8
A DEFICIÊNCIA REDESCOBERTA: a orientação de pais de crianças com deficiência visual.........................................................................................................101
CAPÍTULO 9
COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA: a inclusão de pessoas com deficiência visual....................................................................................................................................115
CAPÍTULO 10
A PSICANÁLISE WINNICOTTIANA NA EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFIÊNCIAS VISUAIS...........................................................129
CAPÍTULO 11
ADOLESCÊNCIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: dificuldades e cuidados necessários.....................................................................................................137
Autor: D. W. WINNICOTT
Tradução: IRINEO C. S. ORTIZ
Editora: ARTMED
Ano: 1983 - Reimpressão 2007
Número de páginas: 268
Categoria Principal: Winnicott
R$68,54
ou 2x R$34,27 sem juros
Autor: ELSA OLIVEIRA DIAS
Editora: DWW
Ano: 2017 - 4ª Edição
Número de páginas: 328
Categoria Principal: Winnicott
R$454,90
ou 2x R$227,45 sem juros
Autor: Tânia Aiello Vaisberg
Editora: IDÉIAS E LETRAS
Coleção Psi-atualidades
Ano: 2004
Nº páginas: 286
Categoria Principal: Winnicott
R$43,52
ou 2x R$21,76 sem juros
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?