Autor(a): Marta Regina Alves Pereira
Editora: Dialética
Ano: 2021
Número de páginas: 204
Categoria Principal: Winnicott
Com os estudos da psicanálise winnicottiana, a autora desse livro vislumbrou novas possibilidades para pensar as dificuldades de aprendizagem quando relacionadas a questões emocionais. Apoiando-se nas ideias de Winnicott sobre a constituição do si-mesmo e sobre o funcionamento da mente, ela ilustrou os conceitos discutidos com um caso clínico atendido em consultório particular. Tendo como companhia a teoria de Winnicott e as experiências clínicas vividas com Letícia, Marta procurou investigar em que medida falhas na constituição do si-mesmo podem interferir no uso que uma criança faz dos recursos de sua própria mente: como essa criança aborda a realidade externa? É possível a ela chegar à objetividade, ao mundo compartilhado? De que modo sua mente pode se apresentar? Como isso repercute na escola? Cabe à escola alguma intervenção enquanto um ambiente facilitador capaz de contribuir com a retomada do processo de amadurecimento dessa criança? As reflexões acerca destas questões encontram-se esmiuçadas neste livro.
INTRODUÇÃO; 25
CAPÍTULO I - A TEORIA WINNICOTTIANA E OS ASPECTOS FUNDANTES DO SI-MESMO; 43
1.1 A TENDÊNCIA INATA À INTEGRAÇÃO, A CONDIÇÃO DE DEPENDÊNCIA E O EGO INCIPIENTE; 49
1.2 SER E CONTINUAR SENDO COMO EXPERIÊNCIAS PRECURSORAS DO SI-MESMO; 54
1.3 A ILUSÃO CRIADORA E O SENDO DE REAL; 59
1.4 INÍCIO DA DEPENDÊNCIA RELATIVA: O PROCESSO DE DESILUSÃO E A TRANSICIONALIDADE; 61
CAPÍTULO II - A INTEGRAÇÃO DA INSTIMTUALIDADE E AS FALHAS QUE INTERFEREM NA CONSTITUIÇÃO DO SI-MESMO; 65
2.1 A INTEGRAÇÃO DA INSTINTUALIDADE NOS ESTÁGIOS PRIMITIVOS; 66
2.1.1 OS ESTADOS EXCITADOS E OS ESTADOS TRANQUILOS; 66
2.1.2 O USO DO OBJETO E A CRIAÇÃO DA EXTERNALIDADE; 85
2.2 A INTEGRAÇÃO DA INSTINTUALIDADE NA PERSONALIDADE UNITÁRIA; 93
2.2.1 O ESTÁGIO DO EU SOU; 93
2.2.2 O ESTÁGIO DO CONCERNIMENTO E A CAPACIDADE DE SER AGRESSIVO; 97
2.2.2.1 A BONDADE ORIGINÁRIA E A MORALIDADE; 102
CAPÍTULO III - O FUNCIOMANENTO DA MENTE E SUA RELAÇÃO COM O AMADURECIMENTO EMOCIONAL; 107
3.1 O DESPERTAR DAS FUNÇÕES MENTAIS; 107
3.2 RELAÇÕES ENTRE O INTELECTO E A INTEGRAÇÃO DA PERSONALIDADE; 113
CAPÍTULO IV - A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO INSTITUIÇÕES QUE FAVORECEM A INTEGRAÇÃO DA PERSONALIDADE; 125
4.1 A FAMÍLIA COMO ALICERCE DO CRESCIMENTO PESSOAL; 126
4.2 DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA; 132
CAPÍTULO V- BRINCAR E CONSTITUIR-SE; 155
5.1 SAÚDE E ADOECIMENTOS EM WINNICOTT; 156
5.2 BRINCAR: ALIMENTO PRIMORDIAL; 161
CONSIDERAÇÕES FINAIS; 173
REFERÊNCIAS; 183
Autor: D. W. WINNICOTT
Tradução: IRINEO C. S. ORTIZ
Editora: ARTMED
Ano: 1983 - Reimpressão 2007
Número de páginas: 268
Categoria Principal: Winnicott
R$68,54
ou 2x R$34,27 sem juros
Autor: ELSA OLIVEIRA DIAS
Editora: DWW
Ano: 2017 - 4ª Edição
Número de páginas: 328
Categoria Principal: Winnicott
R$454,90
ou 2x R$227,45 sem juros
Autor: Tânia Aiello Vaisberg
Editora: IDÉIAS E LETRAS
Coleção Psi-atualidades
Ano: 2004
Nº páginas: 286
Categoria Principal: Winnicott
R$43,52
ou 2x R$21,76 sem juros
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?