A CONSTITUIÇÃO DO SI-MESMO E O USO DA MENTE EM WINNICOTT - RESSONÂNCIAS ESCOLARES

A CONSTITUIÇÃO DO SI-MESMO E O USO DA MENTE EM WINNICOTT - RESSONÂNCIAS ESCOLARES

Código: 652520240X

Categoria: Winnicott

Marca: Dialética


Autor(a): Marta Regina Alves Pereira
Editora: Dialética
Ano: 2021
Número de páginas: 204
Categoria Principal: Winnicott


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Com os estudos da psicanálise winnicottiana, a autora desse livro vislumbrou novas possibilidades para pensar as dificuldades de aprendizagem quando relacionadas a questões emocionais. Apoiando-se nas ideias de Winnicott sobre a constituição do si-mesmo e sobre o funcionamento da mente, ela ilustrou os conceitos discutidos com um caso clínico atendido em consultório particular. Tendo como companhia a teoria de Winnicott e as experiências clínicas vividas com Letícia, Marta procurou investigar em que medida falhas na constituição do si-mesmo podem interferir no uso que uma criança faz dos recursos de sua própria mente: como essa criança aborda a realidade externa? É possível a ela chegar à objetividade, ao mundo compartilhado? De que modo sua mente pode se apresentar? Como isso repercute na escola? Cabe à escola alguma intervenção enquanto um ambiente facilitador capaz de contribuir com a retomada do processo de amadurecimento dessa criança? As reflexões acerca destas questões encontram-se esmiuçadas neste livro.

INTRODUÇÃO; 25

CAPÍTULO I - A TEORIA WINNICOTTIANA E OS ASPECTOS FUNDANTES DO SI-MESMO; 43

1.1 A TENDÊNCIA INATA À INTEGRAÇÃO, A CONDIÇÃO DE DEPENDÊNCIA E O EGO INCIPIENTE; 49

1.2 SER E CONTINUAR SENDO COMO EXPERIÊNCIAS PRECURSORAS DO SI-MESMO; 54

1.3 A ILUSÃO CRIADORA E O SENDO DE REAL; 59

1.4 INÍCIO DA DEPENDÊNCIA RELATIVA: O PROCESSO DE DESILUSÃO E A TRANSICIONALIDADE; 61

CAPÍTULO II - A INTEGRAÇÃO DA INSTIMTUALIDADE E AS FALHAS QUE INTERFEREM NA CONSTITUIÇÃO DO SI-MESMO; 65

2.1 A INTEGRAÇÃO DA INSTINTUALIDADE NOS ESTÁGIOS PRIMITIVOS; 66

2.1.1 OS ESTADOS EXCITADOS E OS ESTADOS TRANQUILOS; 66

2.1.2 O USO DO OBJETO E A CRIAÇÃO DA EXTERNALIDADE; 85

2.2 A INTEGRAÇÃO DA INSTINTUALIDADE NA PERSONALIDADE UNITÁRIA; 93

2.2.1 O ESTÁGIO DO EU SOU; 93

2.2.2 O ESTÁGIO DO CONCERNIMENTO E A CAPACIDADE DE SER AGRESSIVO; 97

2.2.2.1 A BONDADE ORIGINÁRIA E A MORALIDADE; 102

CAPÍTULO III - O FUNCIOMANENTO DA MENTE E SUA RELAÇÃO COM O AMADURECIMENTO EMOCIONAL; 107

3.1 O DESPERTAR DAS FUNÇÕES MENTAIS; 107

3.2 RELAÇÕES ENTRE O INTELECTO E A INTEGRAÇÃO DA PERSONALIDADE; 113

CAPÍTULO IV - A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO INSTITUIÇÕES QUE FAVORECEM A INTEGRAÇÃO DA PERSONALIDADE; 125

4.1 A FAMÍLIA COMO ALICERCE DO CRESCIMENTO PESSOAL; 126

4.2 DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA; 132

CAPÍTULO V- BRINCAR E CONSTITUIR-SE; 155

5.1 SAÚDE E ADOECIMENTOS EM WINNICOTT; 156

5.2 BRINCAR: ALIMENTO PRIMORDIAL; 161

CONSIDERAÇÕES FINAIS; 173

REFERÊNCIAS; 183



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