CINEMA PÓS-COLONIAL - VOLUME 7 - CINEMA E PSICANÁLISE

CINEMA PÓS-COLONIAL - VOLUME 7 - CINEMA E PSICANÁLISE

Código: 9788554862183

Marca: Zagodoni


Autor(a): Chistian Ingo Lenz Dunker / Ana Lucilia Rodrigues
Editora: NVersos
Coleção: Cinema e Psicanálise - Volume 7
Ano: 2019
Número de páginas: 104
Categoria Principal: Psicanálise, arte e cultura


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"A 'tarefa do cinema' pós-colonial implica 'trabalhar-se' por meio desta dupla inscrição presente em 'ideias' associadas ao 'confronto' entre diferentes culturas, a uma nova lingua(gem) passível de ser gerada como resultante deste encontro, à construção de identidades (em culturas híbridas), à memória, às relações entre sexo, sexualidade, sexuação e gênero, entre outras. Acima de tudo, no entanto, a sétima arte promove aqui uma 'experiência  processual' fundamental e que dirá respeito, precisamente, aos efeitos do transculturalismo relacionados à constituição do eu."

Giovanna Bartucci
Psicanalista, Profª Drª em Teoria Psicanalítica (UFRJ), autora, entre outros, de Onde tudo acontece - cultura e psicanálise no século XXI, Prêmio Jabuti 2014 (categoria Psicologia e Psicanálise, 3º lugar) e Fragilidade absoluta - ensaios sobre psicanálise e contemporaneidade.

Apresentação da coleção; 7

Prefácio; 9
Giovanna Bartucci

1 - A teoria pós-colonial, a psicanálise e o cinema: uma articulação possível; 15
Pedro Castilho

1.1 - Pós-colonialismo e psicanálise; 17

1.2 - O estatuto do estranho no encontro com a alteridade; 21

1.3 - O cinema pós-colonial e a psicanálise: falar a língua do outro; 24

1.4 - Para concluir: a segregação e a contemporaneidade; 30

2 - O cinema pós-colonial do Brasil, um caso genitivo; 35
Elizabeth Brose
2.1 - O caso genitivo; 43

3 - Central do Brasil: travessia de uma filiação; 49
Robson de Freitas Pereira

3.1 - Um filme emblemático, uma viagem de volta; 52

3.2 - Depois do abandono – fé e perseverança; 55

4 - O cinema pós-colonial e a visão da religião: captura do olhar, câmera-transe e os deuses-crianças. Passagens de Jean Rouch, Glauber Rocha e Eduardo Coutinho; 65
Gabriel Binkowski

4.1 - Les Maîtres Fous: da etnologia com imagens ao cinema em transe com o homem africano; 70

4.2 - Barravento: da religião alienada à experiência mística como consciência de si; 74

4.3 - Santo Forte: de favelados a eleitos pelos deuses-crianças; 77

5 - Entre desejos impossíveis: Fire e o cinema pós-colonial de Deepa Mehta; 83
Angelica Tostes

5.1 - Deepha Mehta: o cinema queer & diaspórico; 85

5.2 - O fogo que queima entre as fissuras: Fire (1996); 89

5.3 - Margens como um espaço construído: “like a trained monkey”; 91

5.4 - Margens como um espaço de contestação: “we can find choices”; 96

5.5 - Margens como um espaço de celebração: “I desire to live”; 99

5.6 - Considerações finais; 101



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