A partir desta premissa, Roberto Bo Goldkorn convida o leitor a fazer uma incursão em seu novo livro, o nono de sua carreira, desta vez sobre a solidão. Mas não qualquer solidão. O autor fala da solidão afetiva. A solidão dos homens e mulheres que sentem uma necessidade absoluta de serem amados e de terem a companhia dos seres a quem amam, e, contudo, não conseguem.
Solidão Nunca Mais se divide em duas partes. Na primeira, Goldkorn examina as diferentes circunstâncias em que montamos a rede da solidão e seus tipos mais característicos, além de contar alguns episódios ilustrativos. Ele não escreveu um guia. O leitor não encontrará um manual para curar sua solidão. As tais curas estão integradas no corpo do texto em forma de conceitos ou dicas e, principalmente, por meio dos exemplos de casos reais que o autor observou no decorrer de sua vida.
Na segunda parte, analisa o problema das origens. De onde vêm os principais papéis da solidão? Como foram tecidos num passado distante? Por que ainda permanecem nos dias de hoje e como lidar com eles? Segundo Goldkorn, para entender o isolamento afetivo é preciso buscar a origem da solidão e dos fatores complicadores da criação de laços afetivos. E as respostas a estas questões básicas sobre o porquê de estarmos sós estão no passado distante, em vidas passadas.
Ao longo do livro, Goldkorn mostra como a solidão cármica pode provocar doenças psíquicas, emocionais e sofrimento. E ainda como por temer a solidão as pessoas se tornam reféns do medo, de relacionamentos escravizantes e destruidores. O autor apresenta diversos meios de escapar dessas armadilhas, abordando o problema sob vários ângulos, como uma estratégia de guerra - uma guerra aos males causados pelos programas da solidão e do desamor.
Dedicatória e agradecimentos 7
Introdução 9
Nota sobre os conceitos 11
Apresentação 13
PRIMEIRA PARTE
1. Recuperando o passado 17
2. Papéis culturais 23
3. Reféns do sexo e do amor 31
4. Vida real e as primeiras providências 39
5. A solidão de uns e de outros 51
6. A solidão é um universo de uma nota só 59
7. A dinâmica oculta do vazio 67
8. O caminho solitário das Tias 73
9. A encruzilhada 83
10. O passo do lobo solitário 97
11. Receitas de bolo para melhorar 109
12. Independência ou morte! 133
13. A homossolidão 139
14. A solidão do poder, a ilusão da fama 147
15. Enfim sós mesmo! 157
SEGUNDA PARTE
16. A origem 177
17. A escrava 185
18. Sacerdotisa/freira 201
19. A prostituta 213
20. Os órfãos 223
21. O rejeitado/sobrevivente 231
Carta aberta à solidão 239