Autor: J.E. BORGES-ANDRADE/G.S. ABBAD/L. MOURÃO
Editora: ARTMED
Ano: 2006
Número de páginas: 576
Categoria Principal: Psicologia Organizacional e do Trabalho
até 2x de R$72,10 sem juros
Compartilhe
Prefácio .......................................................................................... xi
Eduardo Salas
Apresentação.............................................................................. xiii
PARTE l
Contexto e desafios em TD&E
1. Trabalho e qualificação: questões conceituais e desafios postos
pelo cenário de reestruturação produtiva .........................................23
Anfonío Virgílio Bittencourt Bastos
2. Formação profissional................................................................. 41
Luciana Mourâo e Katia E. Puente-Palacios
3. Práticas inovadoras em gestão de produção e de pessoas e TD&E .................................................... 65
Sônia Maria Guedes Gondim, Antônio Virgílio Bittencourt Bastos,
Jairo E. Borges-Andrade e Lívia Cruz Tourinho de Melo
4. Modernidade organizacional, política de gestão de pessoas e competências profissionais ........................................... ..............85
Zélia Miranda Kilímník e Anderson de Souza SantAnna
5. Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E ..........................97
Isa Aparecida de Freitas e Hugo Pena Brandão
6. Aprendizagem em organizações: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos....................................................... 114
Elisabeth Loiola, Jorge Santos Néris e Antônio Virgílio Bittencourt Bastos
7. Bases conceituais em treinamento, desenvolvimento e educação - TD&E ...................................... 137
Miramar Ramos Maia Vargas e Gardênia da Silva Abbad
8. História e importância de TD&E ........................................... ........ 159
Ronaldo Pilati
9. Competência técnica e política do profissional de TD&E............... 177
Jairo E. Borges-Andrade
PARTE II
Avaliação de necessidades e delineamento de soluções em TD&E
10. Bases conceituais e teóricas de avaliação de necessidades em TD&E ..........................199
Suzana M. Valle Lima e Jairo E. Borges-Andrade
11. Aspectos metodológicos do diagnóstico de competências em organizações .............216
Tomás de Aquino Guimarães, Maria de Fátima Bruno-Faria e Hugo Pena Brandão
12. Contexto de trabalho, desempenho competente e necessidades em TD&E................231
Gardênia da Sílva Abbad, Jsa Aparecida de Freitas e Ronaldo Pilati
13. Abordagens instrucionais em planejamento de TD&E...................255
Gardênia da. Silva Abbad, Rommel Nogueira e Amanda Moura Walter
14. Taxonomias de objetivos em TD&E.........................................282
José Florêncio Rodrigues Jr.
15. Planejamento instrucional em TD&E ...................................289
Gardênia da Silva Abbad, Thaís Zerbini, Renata Silveira Carvalho e Pedro Paulo Murce Meneses
16. TD&E a distância: múltiplas mídias e clientelas..........................322
Marcia Nardelli Monteiro de Castro e Luciana Dias Vieira Ferreira
PARTE III
Avaliação dos sistemas de TD&E
17. Avaliação integrada e somativa em TD&E ...............................343
Jairo E. Borges-Andrade
18. Construção de medidas e delineamentos em avaliação de TD&E.................................359
Ronaldo Pilati e Jairo E. Borges-Andrade
19. Medidas de disseminação de informações em avaliação de TD&E...............................385
Maja Meira, Fabiana Queiroga e Jairo E. Borges-Andrade
20. Medidas de suporte em avaliação de TD&E .............................395
Gardênia da Silva Abbad, Francisco A. Coelho Jr., Isa Aparecida de Freitas e Ronaldo Pilati
21. Medidas de características da clientela em avaliação de TD&E .....................................422
Pedro Pauío Murce Meneses, Gardênia da Silva Abbad, Thaís Zerbini e Erika Rodrigues Magalhães Lacerda
22. Medidas de avaliação de procedimentos, processos e apoio instrucionais em TD&E
Gardênia da Silva Abbad
23. Medidas de aprendizagem em avaliação de TD&E ........................469
Gardênia da Silva Abbad, Maria Fernanda Borges-Ferreira e Rommel Nogueira
24. Medidas de impacto de TD&E no trabalho e nas organizações ......................................................... 489
Isa Aparecida de Freitas, Jairo E. Borges-Andrade, Gardênia da Silva Abbad e Ronaldo Pilatí
25. Medidas de valor final e retorno de investimento em avaliação de TD&E ........................................ 505
Luciana Mourão, Jairo E. Borges-Andrade e Tatiana Junqueira Salles
26. Estratégias de análise de dados e retroalimentação do sistema de TD&E........................................ 514
Ronaldo Pilati, Marcus Riether e Juliana Barreiros Porto
PARTE IV
TD&E em organizações e trabalho: casos
27. Excelência profissional: um programa de treinamento do Banco do Brasil ..................................533
Luiza Helena Branco Greca da Cunha, Valeska Rodrigues Velloso Cordeiro e Christine Marte Cormier Chaim
28. Metodologia ativa em TD&E com ênfase no role playing................540
Helena Tonet e Leida Maria de Oliveira Mota
29. Cuidar-se para cuidar: avaliação de um programa de desenvolvimento de pessoas de um hospital....................................558
Sônia Regina Pereira Fernandes, Antonio Virgílio Bittencourt Bastos,
Márcia Oliveira Staffa Tironi e Anderson César Veloso Viana
Apêndice.................................................................................... 571
Índice.......................................................................................... 573