Depois de décadas de movimentos feministas, mudanças nas leis trabalhistas e crescente ocupação de cargos de liderança por mulheres, por que os homens continuam ganhando salários mais altos e têm os melhores empregos.
Quais as principais diferenças de comportamento entre os gêneros no mercado de trabalho, suas conseqüências diretas e indiretas e, principalmente, o que explica que homens e mulheres tenham prioridades, atitudes e raciocínio tão distintos?
Durante anos de pesquisa e clinica, a psicóloga canadense Susan Pinker, colunista do jornal Globe and Mail, buscou uma resposta para as questões que norteiam especificamente os sexos masculino e feminino, no campo profissional, e suas conseqüências. ¿As pessoas são programadas¿ conclui Pinker, que durante 25 anos lecionou no departamento de psicologia educacional e de aconselhamento da McGill University. ¿As mulheres nasceram para o conforto e não para a velocidade. A testosterona faz com que os homens sejam extremamente vulneráveis, mas, ao mesmo tempo, arriscam-se mais.¿ Para a psicóloga a explicação para tais peculiaridades é objetiva e científica.
Em O paradoxo sexual, Susan Pinker acrescenta um novo e importante elemento à polêmica discussão sobre a diferença entre os sexos: a biologia. Segundo a autora, os homens são mais propensos a ficar doentes, a se machucar e a apresentar disfunções de desenvolvimento e problemas psicológicos. As mulheres são mais saudáveis e demonstram maior capacidade de estabelecer vínculos afetivos, o que lhes confere benefícios cognitivos. Essas características explicam por que, durante o período escolar, as meninas saem na frente. Porém, essa ¿vantagem¿ não perdura, pois novos fatores entram em ação na idade adulta. Frequentemente, mulheres competentes e talentosas optam por assumir cargos de menor responsabilidade ou preferem trabalhar durante meio expediente para dar atenção aos filhos e à família. Os homens, por outro lado, são competitivos e preocupam-se com a carreira.
Nesta obra esclarecedora, Pinker associa perfis biográficos à ciência e revela como certas diferenças influenciam a ambição e as escolhas profissionais de homens e mulheres, conferindo um novo sentido à expressão sexo oposto.
Sumário
Introdução
Mulheres-faraó e mulheres-eunuco 13
Capítulo 1
Seriam os homens o sexo frágil? 33
Capítulo 2
Meninos disléxicos bem-sucedidos 57
Capítulo 3
Abandonem o navio! Mulheres de sucesso que desistiram das
carreiras nos campos da ciência e da engenharia 86
Capítulo 4
A vantagem da empatia 121
Capítulo 5
A vingança dos nerds 161
Capítulo 6
Ninguém nunca me perguntou se eu queria ser o papai 198
Capítulo 7
Escondendo o impostor dentro de si 229
Capítulo 8
Competição: coisa de meninos? 247
Capítulo 9
Turbinados: homens com TDAH bem-sucedidos 290
Capítulo 10
As coisas não são o que parecem 313
Notas 329
Bibliografia 377
Créditos dos Gráficos e Tabelas 401