AUTISMO - O QUE OS PAIS DEVEM SABER?

AUTISMO - O QUE OS PAIS DEVEM SABER?

Código: 9788578540609 (CO)

Categorias: Autismo / Psicopatologia

Marca: WAK


Autor: SÍLVIA ESTER ORRÚ
Editora: WAK
Ano: 2011
Número de páginas: 108
Categoria principal: Psicopatologia

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Autismo - o que os pais devem saber? traz informações sobre a síndrome do autismo com suas principais características, critérios para diagnóstico e algumas orientações sobre o encaminhamento da criança aos profissionais da área. Aborda as tendências de trabalho educacional realizado com crianças e alunos autistas e toma a Abordagem Histórico-Cultural com as obras de Vigotsky como um referencial na quebra de paradigmas sobre o atendimento terapêutico e educacional da criança e do aluno com autismo. O livro também apresenta informações e comentários sobre o uso da Comunicação Suplementar Alternativa como uma ferramenta importante para o trabalho com alunos autistas, em uma perspectiva do desenvolvimento da linguagem e da interação social.

PREFÁCIO.......................................................... 11

APRESENTAÇÃO............................................ 15

O QUE A LITERATURA NOS DIZ
SOBRE O AUTISMO?......................................17

Origem da palavra autismo ......................... 17
O que é síndrome? .......................................... 17
Os primeiros estudos sobre o autismo ............ 18
Conceito atual do autismo e incidência ........... 21
Critérios internacionais para o diagnóstico do autismo .......... 25
Hipóteses desencadeadoras do autismo ............................... 27
Condições clínicas associadas ao autismo............................ 29
Uma síntese sobre a síndrome do autismo ............................ 29
Quadro sintomático do autismo no
desenvolvimento do indivíduo .......................... 31
As dificuldades com os deftcits da linguagem....................... 37
Resumindo... ................................................. 40

A PRESENÇA DA ABORDAGEM
COMPORTAMENTAL NA EDUCAÇÃO
DA PESSOA COM AUTISMO ...................... 43

Uma concepção de educação centrada
no déficit e na doença...................................... 43
A abordagem behaviorista: breve
síntese.............................................................. 45
Behaviorismo e autismo ................................. 48
O programa TEACCH e a
modificação do comportamento........................ 50
Comunicação Suplementar Alternativa:
um apoio aos alunos, aos professores
e aos familiares ................................................ 54
Resumindo..................................................... 60

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM
HISTÓRICO-CULTURAL NA
EDUCAÇÃO DE AUTISTAS ........................ 61

Alguns dos pressupostos da abordagem
histórico-cultural de Vigotsky......................... 61
Abordagem histórico-cultural: breve síntese ........................... 63
A linguagem, o professor mediador
e a produção de significado para alunos com autismo ............. 71
Resumindo... .............................................. 74

UMA PALAVRA A MAIS AOS PAIS .......... 75

REFERÊNCIAS ............................................. 83

ANEXOS........................................................ 97

Anexo 1 - Manual diagnóstico e estatística de transtornos mentais
DSM - IV ......................................................... 97
Anexo 2 - Classificação internacional



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