
Autor: SÍLVIA ESTER ORRÚ
Editora: WAK
Ano: 2011
Número de páginas: 108
Categoria principal: Psicopatologia
Compartilhe
PREFÁCIO.......................................................... 11
APRESENTAÇÃO............................................ 15
O QUE A LITERATURA NOS DIZ
SOBRE O AUTISMO?......................................17
Origem da palavra autismo ......................... 17
O que é síndrome? .......................................... 17
Os primeiros estudos sobre o autismo ............ 18
Conceito atual do autismo e incidência ........... 21
Critérios internacionais para o diagnóstico do autismo .......... 25
Hipóteses desencadeadoras do autismo ............................... 27
Condições clínicas associadas ao autismo............................ 29
Uma síntese sobre a síndrome do autismo ............................ 29
Quadro sintomático do autismo no
desenvolvimento do indivíduo .......................... 31
As dificuldades com os deftcits da linguagem....................... 37
Resumindo... ................................................. 40
A PRESENÇA DA ABORDAGEM
COMPORTAMENTAL NA EDUCAÇÃO
DA PESSOA COM AUTISMO ...................... 43
Uma concepção de educação centrada
no déficit e na doença...................................... 43
A abordagem behaviorista: breve
síntese.............................................................. 45
Behaviorismo e autismo ................................. 48
O programa TEACCH e a
modificação do comportamento........................ 50
Comunicação Suplementar Alternativa:
um apoio aos alunos, aos professores
e aos familiares ................................................ 54
Resumindo..................................................... 60
CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM
HISTÓRICO-CULTURAL NA
EDUCAÇÃO DE AUTISTAS ........................ 61
Alguns dos pressupostos da abordagem
histórico-cultural de Vigotsky......................... 61
Abordagem histórico-cultural: breve síntese ........................... 63
A linguagem, o professor mediador
e a produção de significado para alunos com autismo ............. 71
Resumindo... .............................................. 74
UMA PALAVRA A MAIS AOS PAIS .......... 75
REFERÊNCIAS ............................................. 83
ANEXOS........................................................ 97
Anexo 1 - Manual diagnóstico e estatística de transtornos mentais
DSM - IV ......................................................... 97
Anexo 2 - Classificação internacional