Autor: Skip Dine Young
Tradução: Claudia Gerpe Duarte, Eduardo Gerpe Duarte
Editora: Cultrix
Ano: 2014
Nº páginas: 256
Categoria Principal: Psicanálise, arte e cultura
até 2x de R$22,40 sem juros
Todos os filmes têm um conteúdo psicológico efervescente, explodindo de dramaticidade humana. Esse drama pode ser visto a partir de muitos ângulos diferentes ? nos próprios filmes, nas pessoas que os criam e nas pessoas que os assistem. Esse livro investiga essas questões e aborda a maneira como os psicólogos têm interpretado os filmes e como a psicoterapia e os distúrbios psicológicos têm sido retratados no cinema. O autor também examina a constituição psicológica de diretores lendários como Hitchcock, Scorsese e Woody Allen, e atores e atrizes como Jack Nicholson e Angelina Jolie. O poderoso impacto que os filmes podem causar no público também é analisado. O autor recorre à sua extensa experiência nas áreas do cinema e da psicologia para revelar as profundas conexões entre o mundo de fantasia do cinema e as realidades da vida cotidiana.
Lista de Ilustrações e Figuras..........................................................11
Agradecimentos.....................................................................................13
1.Introdução ? Os Múltiplos Aspectos da Psicologia e as Múltiplas Faces do Cinema..................................................17
Objetivos de A Psicologia Vai ao Cinema.....................................................20
A história, o entretenimento e a arte no cinema ............................................23
Utilização Liberal da psicologia...................................................25
Estrutura simbólica para a psicologia do filme............................................27
A organização de A Psicologia Vai ao Cinema........................................29
Leitura adicional..............................................................31
O comportamento humano no cinema...................................................37
O conflito inconsciente no cinema..............................................................40
Os arquétipos no cinema...................................................50
A ideologia no cinema.....................................................47
Os espectadores no cinema...................................................................50
Últimas tomadas: as vantagens e as desvantagens da interpretação............................54
Leitura adicional...........................................56
Representações de transtornos psicológicos........................................60
Representações de psicólogos e do tratamento psicológico.......................................66
Últimas tomadas: o impacto das representações da psicologia....................................71
Leitura adicional......................................................76
A psicobiografia e os cineastas................................................82
Auteurs: o perfil dos diretores..........................................83
Olhando as estrelas: o perfil de atores....................88
Psicologia para cineastas: caso de Woody Aleen..................................92
Últimas tomadas: avaliação da psicobiografia.....................................94
Leitura adicional.............................................................96
O público do cinema ao dos anos...........................................101
Os filmes aos quais as pessoas assistem..................................................103
Os filmes que agradam às pessoas.........................................107
Últimas tomadas: os espectadores por trás dos números...................................110
Leitura adicional.................................................110
A psicologia cognitiva e o cinema............................................114
A percepção do filmes......................................................115
A compreensão narrativa dos filmes..................................................118
A compreensão emocional dos filmes..................................................120
O funcionamento do cérebro e o cinema.............................................126
Últimas tomadas: uma parceria improvável..............................................127
Leitura adicional...........................................................................128
O prazer do espectador de ir ao cinema..............................................133
A interpretação dos filmes pelo espectador.......................................138
Últimas tomadas: os desafios da reação da audiência.....................................145
Leitura adicional......................................................146
Efeitos sobre comportamento......................................................151
Efeitos sobre os pensamentos e as emoções................................................158
A propaganda e os efeitos sobre a cultura...............................................162
Últimas tomadas: o grande debate a respeito dos efeitos da mídia...............................164
Leitura adicional....................................................................168
As funções profissionais do cinema.......................................173
As funções gerais do cinema na vida cotidiana...........................................................177
As funções pessoais do cinema na vida cotidiana....................................180
Últimas tomadas: encarando os filmes a partir de um ângulo diferente.........................187
Leitura adicional.......................................................................188
Um apelo à interdisciplinaridade...................................................195
O cinema como arte................................................197
Apêndice A: Especialistas em Saúde Mental nos Filmes de Maior Renda de Bilheteria, 1990-1999......................................................199
Apêndice B: Três Listas dos 50 Filmes Mais Aclamados.................................202
Apêndice C: Cenas Emocionantes de Filmes....................................206
Apêndice D: Filmes Terapêuticos................................................207
Notas................................................209
Bibliografia.........................................................230
Filmografia...........................................................................248
Autor: SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
Ano: 2007
ISBN: 9788573965384
Número de páginas: 357
Peso: 482 gramas
Categoria Principal: Psicanálise, Arte e Cultura
R$117,00
Por: R$81,90Autor: RAFAEL ANDRÉS VILLARI
Editora: UFSC
Ano: 2002
Número de páginas: 160
Categoria principal: Psicanálise, arte e cultura
R$25,20
Por: R$17,64Autor: INES LOUREIRO
Editora: ESCUTA
Ano: 2002
Número de páginas: 367
Categoria principal: Psicanálise, arte e cultura
R$129,00
Por: R$90,30O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?