ADOLESCENTES ESTADOS LIMITE - A INSTITUIÇÃO COMO APRENDIZ DE HISTORIADOR

ADOLESCENTES ESTADOS LIMITE - A INSTITUIÇÃO COMO APRENDIZ DE HISTORIADOR

Código: 9788571372665 (CO.)

Categoria: Adolescência

Marca: Escuta


Autor: Vera B. Zimmerman
Editora: Escuta
Ano: 2007
Número de páginas: 144
Categoria Principal: Adolescência

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Trata-se de um relato que procura sintetizar a experiência clinica da autora com adolescentes ´estados-limites`, tanto na prática de clínica individual como institucional.
A ênfase da experiência relatada está no uso de intervenções psicanalíticas via instituição escolar, investigações que são descritas e contextualizadas teoricamente, colocadas como alternativas para abordagem deste tipo de população.
A linha de raciocínio percorre, inicialmente, uma descrição detalhada da população de adolescentes entendidas como ´estados- limites´, em seguida, conceitos teóricos que fundamentam a relação entre o intra-psíquico e o social na constituição da subjetividade, abordando a metapsicologia de Piera Aulagnier para conceituar ´projeto identificatório´. Num terceiro capítulo a autora procura discutir vários autores da teoria psicanalítica que aprofundaram discussões sobre os dinamismos psíquicos desta população, integrando estes conceitos à descrição que foi feita no primeiro e segundo capítulo; após esta fundamentação, inicia uma discussão detalhada de suas tentativas de transpor conceitos da metapsicologia e da técnica psicanalítica para sustentar um trabalho de intervenção via instituição escolar, apresentando, por meio de relatos de situações, o trabalho de intervenção do psicanalista na instituição e o trabalho de intervenção feito pela instituição.
As estratégias institucionais propostas pela autora como alternativas terapêuticas para estes sujeitos, não excluem um trabalho clinico individual, mas, na maioria das vezes, apresentam-se como complementaridade importante para a sustentação e aderência de abordagens individuais dos mesmos.
São discutidos autores e experiências institucionais relevantes com esta população de sujeitos a partir do referencial psicanalítico, discussões que vão sendo apresentadas e discutidas com posicionamentos particulares e contextualizados, a partir de uma experiência de trabalho que já atravessa duas décadas.

Prefácio, Mansa Punta Rodulfo e Ricardo Rodulfo 5

Introdução 9

Capítulo l

Como estes adolescentes se apresentam e desafiam a clínica psicanalítica? 15

Capítulo 2

A participação do social na elaboração do projeto identificatório - alguns conceitos fundamentais 25

Capítulo 3

Como entender e conceituar os dinamismos psíquicos desta população de adolescentes? 53

Capítulo 4

Tecendo novos caminhos: da interpretação à intervenção, do individual ao social 81

Capítulo 5

A intervenção na instituição escolar e a intervenção por meio dela 113

Capítulo 6

O lugar do psicanalista na intervenção via instituição 127

Considerações gerais 131

Referências 137



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