Trata-se de um relato que procura sintetizar a experiência clinica da autora com adolescentes ´estados-limites`, tanto na prática de clínica individual como institucional.
A ênfase da experiência relatada está no uso de intervenções psicanalíticas via instituição escolar, investigações que são descritas e contextualizadas teoricamente, colocadas como alternativas para abordagem deste tipo de população.
A linha de raciocínio percorre, inicialmente, uma descrição detalhada da população de adolescentes entendidas como ´estados- limites´, em seguida, conceitos teóricos que fundamentam a relação entre o intra-psíquico e o social na constituição da subjetividade, abordando a metapsicologia de Piera Aulagnier para conceituar ´projeto identificatório´. Num terceiro capítulo a autora procura discutir vários autores da teoria psicanalítica que aprofundaram discussões sobre os dinamismos psíquicos desta população, integrando estes conceitos à descrição que foi feita no primeiro e segundo capítulo; após esta fundamentação, inicia uma discussão detalhada de suas tentativas de transpor conceitos da metapsicologia e da técnica psicanalítica para sustentar um trabalho de intervenção via instituição escolar, apresentando, por meio de relatos de situações, o trabalho de intervenção do psicanalista na instituição e o trabalho de intervenção feito pela instituição.
As estratégias institucionais propostas pela autora como alternativas terapêuticas para estes sujeitos, não excluem um trabalho clinico individual, mas, na maioria das vezes, apresentam-se como complementaridade importante para a sustentação e aderência de abordagens individuais dos mesmos.
São discutidos autores e experiências institucionais relevantes com esta população de sujeitos a partir do referencial psicanalítico, discussões que vão sendo apresentadas e discutidas com posicionamentos particulares e contextualizados, a partir de uma experiência de trabalho que já atravessa duas décadas.
Prefácio, Mansa Punta Rodulfo e Ricardo Rodulfo 5
Introdução 9
Capítulo l
Como estes adolescentes se apresentam e desafiam a clínica psicanalítica? 15
Capítulo 2
A participação do social na elaboração do projeto identificatório - alguns conceitos fundamentais 25
Capítulo 3
Como entender e conceituar os dinamismos psíquicos desta população de adolescentes? 53
Capítulo 4
Tecendo novos caminhos: da interpretação à intervenção, do individual ao social 81
Capítulo 5
A intervenção na instituição escolar e a intervenção por meio dela 113
Capítulo 6
O lugar do psicanalista na intervenção via instituição 127
Considerações gerais 131
Referências 137