LUGAR DE VIDA, VINTE ANOS DEPOIS - EXERCÍCIOS DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA

LUGAR DE VIDA, VINTE ANOS DEPOIS - EXERCÍCIOS DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA

Código: 9788571373020 (CO)

Marca: Escuta


Autor: M. CRISTINA M. KUPFER / FERNANDA S.C.N. PINTO (ORGS.)
Editora: ESCUTA
Ano: 2010
Número de páginas:288
Categoria principal: Psicologia Social e de Grupos

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O Lugar de Vida foi, durante esses anos, uma usina de ideias e de projetos acadêmicos e clínicos. Somos um começo que não termina de começar, como disse Octave Mannoni a propósito da psicanálise. Nossa filiação nos empurra para uma invenção permanente que, no entanto, retorna sempre às origens em Freud e às suas perguntas, permanentemente relançadas porque estão destinadas, por estrutura, a jamais serem satisfatoriamente respondidas.

APRESENTAÇÃO.................................................................................. 9
Paulina Schmidtbauer Rocha

INTRODUÇÃO ....................................................................................11
M. Cristina M. Kupfer

CASOS CLÍNICOS
Efeitos de uma intervenção precoce: O (re)nascimento do Outro .......21
Lina Galletti M. de Oliveira

Corpo e linguagem na operação de surgimento de um sujeito: um caso a partir da AP3 ................................................................ 35
Cristina Keiko I. de Merletti e Maria Eugenia Pesaro

Querelle de Brest: posição discursiva e posição subjetiva ............. 47
Fernanda S. C. Noya Pinto, Rogério Lemer e Ana Paula G. Belotti

O menino fantoche-pato ................................................................ 65
Monica B. C. Nezan

Algumas articulações psicanalíticas acerca do tratamento e da escolarização de uma criança psicótica ............................................ 75
Camille A. Gavioli

Da menina a Clementina ................................................................ 91
Mariana M. Beisiegel

DISPOSITIVOS CLÍNICOS

O que uma criança pode fazer por outra?
Sobre grupos terapêuticos de crianças.......................................... 97
M. Cristina M. Kupfer, Rinaldo Voltolini e Fernanda S. C. Noya Pinto

A escrita e a psicose da criança: uma proposta de tratamento..... 113
Ana Beatriz Cominho Lemer

O tratamento institucional do Outro na psicose infantil ................. 129
M. Cristina M. Kupfer, Carina A. Faria e Cristina Keiko I. de Merletti

De cozinheiro e de louco todo mundo tem um pouco ........................ 145
Leandro de Lajonquière

A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas ........................................................ 155
Marise B. Bastos e M. Cristina M. Kupfer

Considerações sobre o atendimento de crianças psicóticas na clínica da linguagem....................................................................... 165
Lúcia Arantes e Rita Paula B. Cardoso

A função e o lugar da referência: um estilo de articular o tratamento institucional à psicanálise ................................................ 173
Marize L. Guglielmetti

Considerações acerca das bases psicanalíticas do Lugar de Vida... 183
Rogério Lerner

Contar histórias no Lugar de Vida: carne de língua............................ 193
Marcela C. S. Vieira e Joana Junqueira de Almeida

O ateliê de cozinha como dispositivo terapêutico............................. 201
Fernanda P. Machado, A. Mara Fadei, Roberto B. P. Bom,
Maria Claudia Cunha e Ruth R. R. Palladino

TEXTOS HISTÓRICOS

A transferência no trabalho com pais na instituição .......................... 209
Lina Galletti M. de Oliveira

Do corpo ao desejo: um olhar sobre o sujeito ....................................223
Gislene C. Jardim

Da estereotipia ao significante: movimentos a partir de um tratamento em instituição ............................................................. 233
Flavia M. Vasconcellos

Grupo Ponte: uma ponte entre o tratamento e a escola...................... 245
Andréa M. Assali, A. Mara Fadei, Cintia C. Freller, Deborah M. Gleizer,
Fernando Colli, M. Eugenia Capraro, Marise B. Bastos, Monica B. C. Newn, Rafael N. Favarin e Siglia C. S. Leão

EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA

A educação terapêutica: uma nova abordagem das relações entre psicanálise e educação..................................................................... 259
M. Cristina M. Kupfer



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