
Autor: M. CRISTINA M. KUPFER / FERNANDA S.C.N. PINTO (ORGS.)
Editora: ESCUTA
Ano: 2010
Número de páginas:288
Categoria principal: Psicologia Social e de Grupos
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APRESENTAÇÃO.................................................................................. 9
Paulina Schmidtbauer Rocha
INTRODUÇÃO ....................................................................................11
M. Cristina M. Kupfer
CASOS CLÍNICOS
Efeitos de uma intervenção precoce: O (re)nascimento do Outro .......21
Lina Galletti M. de Oliveira
Corpo e linguagem na operação de surgimento de um sujeito: um caso a partir da AP3 ................................................................ 35
Cristina Keiko I. de Merletti e Maria Eugenia Pesaro
Querelle de Brest: posição discursiva e posição subjetiva ............. 47
Fernanda S. C. Noya Pinto, Rogério Lemer e Ana Paula G. Belotti
O menino fantoche-pato ................................................................ 65
Monica B. C. Nezan
Algumas articulações psicanalíticas acerca do tratamento e da escolarização de uma criança psicótica ............................................ 75
Camille A. Gavioli
Da menina a Clementina ................................................................ 91
Mariana M. Beisiegel
DISPOSITIVOS CLÍNICOS
O que uma criança pode fazer por outra?
Sobre grupos terapêuticos de crianças.......................................... 97
M. Cristina M. Kupfer, Rinaldo Voltolini e Fernanda S. C. Noya Pinto
A escrita e a psicose da criança: uma proposta de tratamento..... 113
Ana Beatriz Cominho Lemer
O tratamento institucional do Outro na psicose infantil ................. 129
M. Cristina M. Kupfer, Carina A. Faria e Cristina Keiko I. de Merletti
De cozinheiro e de louco todo mundo tem um pouco ........................ 145
Leandro de Lajonquière
A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas ........................................................ 155
Marise B. Bastos e M. Cristina M. Kupfer
Considerações sobre o atendimento de crianças psicóticas na clínica da linguagem....................................................................... 165
Lúcia Arantes e Rita Paula B. Cardoso
A função e o lugar da referência: um estilo de articular o tratamento institucional à psicanálise ................................................ 173
Marize L. Guglielmetti
Considerações acerca das bases psicanalíticas do Lugar de Vida... 183
Rogério Lerner
Contar histórias no Lugar de Vida: carne de língua............................ 193
Marcela C. S. Vieira e Joana Junqueira de Almeida
O ateliê de cozinha como dispositivo terapêutico............................. 201
Fernanda P. Machado, A. Mara Fadei, Roberto B. P. Bom,
Maria Claudia Cunha e Ruth R. R. Palladino
TEXTOS HISTÓRICOS
A transferência no trabalho com pais na instituição .......................... 209
Lina Galletti M. de Oliveira
Do corpo ao desejo: um olhar sobre o sujeito ....................................223
Gislene C. Jardim
Da estereotipia ao significante: movimentos a partir de um tratamento em instituição ............................................................. 233
Flavia M. Vasconcellos
Grupo Ponte: uma ponte entre o tratamento e a escola...................... 245
Andréa M. Assali, A. Mara Fadei, Cintia C. Freller, Deborah M. Gleizer,
Fernando Colli, M. Eugenia Capraro, Marise B. Bastos, Monica B. C. Newn, Rafael N. Favarin e Siglia C. S. Leão
EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA
A educação terapêutica: uma nova abordagem das relações entre psicanálise e educação..................................................................... 259
M. Cristina M. Kupfer