Autor: Maria Aparecida Cória-Sabini
Editora: EPU
Ano: 1986
ISBN: 9788512303901
Nº páginas: 141
Peso: 230 gramas
Categoria Principal: Psicologia e Educação
até 2x de R$18,90 sem juros
Compartilhe
Sumário
Prefátío da Coleção................................................................XI
Apresentação..................................................................... XIII
1. Aprendizagem...................................................................... l
1.1. As teorias do condicionamento..........................................3
1.1.1. Teorias S-R ........................................................... 3
1.1.2. Teoria do reforço....................................................5
1.2. As teorias cognitivistas .................................................. 14
1.2.1. Os teóricos gestaltistas .......................................... 14
1.2.2. A abordagem fenomenológica................................. 18
1.3.Conclusão ...................................................................21
2. Retenção e transferência da aprendizagem ................................ 22
2.1. Retenção da aprendizagem ............................................. 22
2.2. Transferência da aprendizagem.,.....................................29
3. Motivação da aprendizagem ....................................35
3.1. A abordagem ambientalista............................................. 36
3.2. A abordagem cognitivista ............................................... 42
3.3. A abordagem fenomenológica .........................................45
4. Mensuração da inteligência ................................................... 47
4. l. A natureza da inteligência............................................... 49
4.1.1. A teoria dos dois fatores......................................... 50
4.1.2. A teoria dos fatores múltiplos.................................. 50
4.2. Os determinantes da inteligência .................................... 51
4.3. Constância do Q.L........................................................ 55
4.4. Variedade dos testes de inteligência..................................56
4.5. Emprego dos testes de inteligência na situação escolar........ 57
5. O desenvolvimento cognitivo ¿ A teoria de Jean Piaget................ 59
5.1. Os estágios de desenvolvimento....................................... 62
5.1.1. O período sensório-motor ......................................64
5.1.2. O período das operações concretas ..........................74
5.1.3. O período da inteligência formal............................83
5.2. Aplicação da teoria de Jean Piaget ao ensino....................... 86
6.0 desenvolvimento da personalidade....................................... 90
6.1. A teoria psicanalítica de Freud......................................... 90
6.1.1. As qualidades da vida psíquica................................92
6.1.2. A estrutura da personalidade................................... 92
6.1.3. A dinâmica da personalidade................................... 94
6.1.4. O desenvolvimento da personalidade........................ 98
6.2. Os teóricos do ego .......................................................102
6.2.1. O desenvolvimento da personalidade....................... 104
6.3. Os teóricos da aprendizagem..........................................l 14
7. O desenvolvimento moral....................................................119 l
7.1. A abordagem cognitivista do desenvolvimento moral ..........120
7.1.1. O desenvolvimento moral segundo Jean Piaget......... 121
7.1.2. A descrição do desenvolvimento moral segundo J. Kohiberg............ ............................................. 129
7.2. A abordagem psicanalítica do desenvolvimento moral......... 133
7.3. A teoria da aprendizagem social e o desenvolvimento moral 136
Bibliografia ...................................................................140