Autor: Sandoval Nonato Gomes-Santos
Editora: Martins Fontes
Coleção: Texto e linguagem
Ano: 2003
Número de páginas: 165
Categoria Principal: Psicologia e Educação
até 2x de R$15,72 sem juros
Esta obra tem por objetivo, caracterizar os modos da relação dialógica que escreventes-alunos estabelecem com a linguagem no evento escolar de produção da escrita - 'recontando histórias'. O autor recorre, para tanto, ao conceito de gênero discursivo, na esteira de M. Bakhtin. A proposta é compreender os modos de circulação dialógica pelos gêneros que atingem um funcionamento particular no momento em que os escreventes são convidados a recontar histórias. Trata-se de um questionamento instigante, que torna a leitura deste livro extremamente produtiva e agradável para todos aqueles que se interessam por questões de ensino e de linguagem.
Agradecimentos XI Apresentação XIII Introdução 1
Capítulo 1 Os estudos sobre aquisição e ensino da escrita no Brasil: gêneros discursivos e escrita 9 1.1 Problematizando o conceito de gênero discursivo 16 1.1.1 Para uma abordagem didático-pedagógica do conceito de gênero: escolarização e normatizaçõ legal 23 1.1.2 As percepções do "Grupo de Genebra" 25
Capítulo 2 Para uma conceituação de gênero discursivo: gêneros, acontecimento enunciativo e circulação imaginária 31 2.1 Dialogia, gêneros discursivos e estilo em Bakhtin 31 2.2 O enunciado concreto e o conceito de gêneros do discurso 33 2.3 Os gêneros do discurso e o problema do estilo 34 2.4 Uma interpretação do conceito de gêneros em Bakhtin: algumas considerações complementares 36 2.5 Da conceituação 39 2.6 O conceito de transparência semiótica em Sercovich 41 2.7 O conceito de identificação imaginária em Pêcheux 44 2.8 O modo heterogênero de constituição da escrita 48
Capítulo 3 Recontando histórias - um evento de produção escolar da escrita 53 3.1 O que é "recontar um história": a narratividade como princípio enunciativo 63 3.2 A constituição do corpus 67 3.3 O tratamento dos dados 68 3.4 O paradigma indiciário como referencial metodológico no tratamento dos dados 70 3.5 Para uma caracterização enunciativo-discursiva dos gêneros 75 3.5.1 De princesas, meninas, lobos e cobras: considerações sobre os gêneros "contos de fadas" e "lendas" 77 3.5.2 Os gestos enunciativos do professor e o gênero instruções para a atividade de produção escrita 86 3.5.2.1 "De quando Chapeuzinho tornou-se Amarelo e o lobo virou bolo": recontando as histórias de "Chapeuzinho Vermelho" e de "Chapeuzinho Amarelo" 87 3.5.2.2 " De quando a Índia tornou-se Cobra": recontando a lenda "A Cobra Grande" 90 3.6 Síntese complementar 94 3.7 Uma últma parada 96
Capítulo 4 Os gestos enunciativos indiciados nos produtos:os textos produzidos 99 4.1 Modos de circulação dialógica pelo gênero instruções 99 4.1.1 Recontando os contos "Chapeuzinho Vermelho" e "Chapeuzinho Amarelo": o gênero instruções e os textos produzidos 101 4.1.2 Recontando a lenda "A Cobra Grande": o gênero intruções e os textos produzidos114 4.1.3 Quadro-síntese da análise 124 4.1.4 Síntese complementar 125 4.2 Modos de circulação dialógica nas marcas linguísticas 130 4.2.1 Marcas que indiciam a circulação dialógica pela tradição oral 130 4.2.1.1 Marcas que remetem à temporalidade indefinida da tradição oral 130 4.2.1.2 Marcas que remetem a um modo particular de configuração sequencial das histórias contadas 133 4.2.2 Marcas que indicam a circulação dialógica pela institucionalização da tradição oral por meio da escrita e da escola 139 4.2.2.1 O escrito em seu caráter genético 139 4.2.2.2 O escrito como código institucionalizado 145 4.2.3 Quadro-síntese da análise 147 4.2.4 Síntese complementar 148
Capítulo 5 Obserações finais 149
Bibliografia 161
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
R$58,02
Por: R$48,931 dia por página;
agenda permanente;
marcador de página com fitilho;
formato(mm) 145x205, miolo 1x1, gramatura 63g/m²
Material: Aço Zincado
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?