Autor: ANA MARIA TRAPE TRINCA
Editora: VETOR
Ano: 2003
Número de páginas: 361
Categoria principal: Clínica da Infância e da Adolescência
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Prefácio .................................................................................. 13
I-Introdução....................................................................... ...... 17
1. Questões prévias ................................................................ 17
2. Pressupostos teôricos ......................................................... 31
2.1 - Pesquisa anterior............................................................... 31
2.2-Hospitalização e cirurgia.................................................... 33
2.2.1 - Preparação psicolôgica da criança para a cirurgia ................ 36
2.2.2-A crise na pré-cirurgia infantil ................................................ 38
2.3 - Psicoterapia breve de crianças .......................................... 42
2.3.1 - Objetivos ................................................................................ 46
2.3.2-Indicação.................................................................... ............ 46
2.3.3-Exclusão............................................................................ ..... 47
2.3.4- Foco ....................................................................................... 48
2.3.5- Técnica .................................................................................. 49
2.3.6 - Modelo.................................................................................... 50
2.3.7- Estudos e pesquisas.............................................................. 51
2.4 - Psicoterapia breve de crianças e cirurgia ................................ 52
2.5 - Procedimento de Desenhos-Estôrias ........................................ 58
2.5.1 - O Procedimento de Desenhos-Estôrias como instrumento de
intermediação terapêutica abreviada no atendimento de crianças na pré-cirurgia .................................. 62
2.6-Pensamento clínico ............................................................... 64
2.7-Observação clínica ................................................................. 67
3. Objetivos da pesquisa ............................................................... 70
II - Materiais e Métodos .................................................................. 73
1. Estudo qualitativo....................................................................... 73
2. Sujeitos ..................................................................................... 75
2.1 -Número de sujeitos ............................................................... 75
2.1.1 - Participantes da pesquisa: 15 crianças ............................ 75
2.2-Sexo..................................................................................... 76
2.3-Idade....................................................................... 76
2.4 - Escolaridade........................................................... 77
2.5-Nível socioeconômico ............................................. 78
2.6 - Seleção em vista do período pré-cirúrgico ............. 79
2.7-Cirurgias programadas ........................................... 80
3. Instrumentos e procedimentos ......................................... 80
3.1-Local....................................................................... 80
3.2. Encaminhamento e triagem................................... 81
3.3-Entrevista com a mãe ou acompanhante................. 82
3.4-Entrevista com a criança ........................................ 82
3.5 - Aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias
como instrumento de intermediação terapêutica............. 82
3.6-Observações clínicas............................................. 83
3.7-Desenvolvimento da técnica de aplicação .............. 84
3.8-Realização da tarefa............................................... 86
3.9-Organização do material clínico .............................. 88
4. Análise dos resultados .................................................... 88
Ill - Resultados.................................................................. 91
1. Apresentação e desenvolvimento dos casos clínicos ..... 92
1.1 -Introdução......... ..................................................... 92
1.2-Material clínico ....................................................... 94
Caso clínico nº1: TERESA ...................................... 94
Caso clínico nº 2: ATÍLIO ........................................ 109
Caso clínico nº 3: ADRIANA .................................... 123
Caso clínico nº 4: MÍRIAM ........................................ 135
Caso clínico nº 5: MARTA........................................ 158
Caso clínico nº 6: ALEK .......................................... 172
Caso clínico nº 7: ALICE.......................................... 183
Caso clínico nº 8: OSMAR ....................................... 197
Caso clínico nº9: REINALDO .................................. 207
Caso clínico nº 10: GUILHERME............................... 225
Caso clínico nº 11: RAIMUNDO................................ 240
Caso clínico nº12: IARA ......................................... 259
Caso clínico nº 13: BERNARDO............................... 268
Caso clínico nº 14: CÉSAR ..................................... 282
Caso clínico nº 15: RUBENS .................................... 297
2. Análise de conteúdo das mudanças significativas .......... 307
3. Análise de aspectos formais ........................................................ 308
3.1 -Intervenções .............................................................................. 308
3.2-Elaboração de conflitos ...............................................................311
3.3-Participação da criança ............................................................. 312
3.4-Dificuldades de prosseguir na tarefa........................................... 313
3.5-Fantasias e conflitos ................................................................... 314
IV- Implicações, Discussões e Conclusões ................................... 317
1. Sugestões para aformulação de um modelo de atendimento......... 317
1.1 -Introdução........................................................................... ......... 317
1.2 - Características do modelo ........................................................ 318
1.2.1 -Verificações prévias .............................................................. 318
1.2.2-Entrevista com a mãe ou acompanhante ................................ 319
1.2.3-Entrevista com a criança ........................................................ 319
1.2.4-Observações clínicas ............................................................ 320
1.2.5-Aplicações do D-E .................................................................. 320
1.2.6-Avaliações clínicas ................................................................ 321
1.2.7-Intervenções terapêuticas ...................................................... 322
1.2.8-Finalização do processo ........................................................ 323
1.3-Condições operantes do modelo................................................. 324
1.3.1 -Atitude mental do psicólogo.................................................... 324
1.3.2-Setting ................................................................................... 325
1.3.3 -Transferência e contratransferência ..................................... 326
1.3.4-Elaboração................................................................... .......... 326
1.3.5-Manutenção do processo....................................................... 327
2. Discussões............................................................................... ..... 327
2.1-0 D-E e outros processos de intervenção................................... 327
2.2-OD-EeoJogodeRabiscosfSqu/ggteGameJ............................... 329
2.3-O D-E convencional e o D-E com Tema ................................... 329
2.4 -O setting.................................................................................. 330
2.5 - A ausência de procura e a evolução terapêutica ...................... 331
2.6-O D-E e a psicoterapia breve infantil ........................................... 332
2.7-Os recursos mentais da criança.................................................. 333
2.8-O D-E e a gravidade médica do caso.................................... 334
2.9-A clínica no percurso dos atendimentos ..................................... 335
2.9.1 -A intensificação das angústias .............................................. 335
2.9.2- Resistências, afastamentos e retomadas............................... 336
2.9.3-A elaboração por meio das associações ............................... 337
2.9.4- Ataques à integridade do self................................................. 337
2.9.5-A auto-observação da criança............................................... 340
2.9.6-A contenção .......................................................................... 341
2.9.7-O fechamento do processo.................................................... 341
2.10-Processo dialético................................................................. 342
3. Conclusões................................................................................. 344
Referências Bibliográficas........................................................... 351
Glossário de Termos Médicos .................................................. 359