
Autor: CLAUDETE SARGO
Editora: ÍCONE
Ano: 2005
Número de páginas: 184
Categoria principal: Jung
Compartilhe
Índice
Apresentação, 9
Prefácio, 1 1
1. O relacionamento escola - professor - aluno,
pai - mãe - filho e a aprendizagem, 13
1.1 Minha história profissional, 13
1.2 Relato de algumas pesquisas, 17
1.3 Dinâmica relacional pai-mãe-filho, 24
1.4 A pesquisa, 36
2. Psicologia analítica e aprendizagem, 41
2.1 Pequena biografia de Carl Gustav Jung, 41
2.2 Desenvolvimento psíquico da ótica da psicologia
analítica, 44
2.2-a. Dinamismo matriarcal, 55
2.2-b. O dinamismo patriarcal- sombra - persona, 61
2.2-c. O dinamismo de alteridade, 68
2.2-d. O dinamismo cósmico, 72
2.3 Tipos psicológicos, 75
2.4 Desenvolvimento e aprendizagem caminham
juntos, 81
2.4-a. A articulação do matriarcado com o pro-
cesso de aprendizagem, 82
2.4-b. A articulação do patriarcado com o pro-
cesso de aprendizagem, 87
3. A Prática psicopedagógica - análise de casos, 99
3.1 Caso 1, 99
3.1-a. História comentada, 100
3.1-b. Resumo e conclusão, 115
3.2 Caso 2, 117
3.2-a. História comentada, 117
3.2-b. Resumo e conclusão, 131
3.3 Caso 3, 132
3.3-a. História comentada, 133
3.3-b. Resumo e conclusão, 144
3.4 Caso 4,147
3.4-a. História comentada, 147
3.4-b. Resumo e conclusão, 159
4. Considerações finais, 161
Referências bibliográficas, 169
Glossário, 179
8