VELUT LUNA - A CLÍNICA GERAL DA NOVA PSICANÁLISE - SEMINÁRIO 1994

VELUT LUNA - A CLÍNICA GERAL DA NOVA PSICANÁLISE - SEMINÁRIO 1994

Código: 9188585787880 (CO.)

Categorias: Lacan / Lacan

Marca: Novamente


Autor: M.D. MAGNO
Editora: NOVAMENTE
Ano: 2008
ISBN: 9788587727220
Número de páginas: 310
Peso: 545 gramas
Categoria Principal: Lacan

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MD Magno - Seminário 1994 O que a psicanálise produziu como Teoria pode ser o desenho de uma organização universal da mente? E o que tem praticado como Clínica é ainda viável no mundo contemporâneo onde tudo se deteriora com rapidez? São algumas perguntas de MD Magno ao continuar neste livro - que transcreve seu Seminário oral de 94 - a reformatação da psicanálise que vem realizando desde a década de 80.

1. NOSSAS REALIDADES VIRTUAIS

Reconsideração da postura clínica da psicanálise diante do processo geral de deterioração - Velut Luna como imagem de hiperdeterminação - Hiperdeterminação como referência última de cura - Manejo da ordem primária e secundária a partir da hiperdeterminação - Proposição de dois níveis de realidade virtual: efetiva e em reserva. 13


2. DEONTOS?

Validade do enunciado lacaniano não abrir mão do seu desejo - Na referência à ALEI é impossível abrir mão do desejo - Entendimento do regime de culpa e inocência no cumprimento dALEI - Assimilação contemporânea da ética ao exercício superegôico do sintoma - Clínica Geral exige projeto deontolôgico baseado no Revirão. 35


3. ANAMNESE

Exigência de anamnese no processo de cura - Comparação entre taoísmo e confucionismo segundo René Guénon - Exemplaridade de taoísmo e confucionismo no entendimento da referência à hiperdeterminação e à Clínica Geral - Esclarecimentos sobre o sentido de anamnese - Apresentação do esquema de vinculações na histôria do pensamento: A MÃE, O PAI, O FILHO, O ESPÍRITO e AMÉM.57


4. AMÃE... AMÉM

Referência estritamente primária na religião da MÃE - Na religião do PAI referência é passagem de Primário ao Secundário - Referência estritamente secundária na religião do FILHO - Pensamento cristão como exemplaridade de referência secundária - Pensamento gnóstico indica passagem de Secundário para Originário: religião do ESPÍRITO - Referência ao Originário permite vigência do Vínculo Absoluto na religião do AMÉM - Entendimento do processo de Cura e de anamnese como comparecimento de referência ao Originário.83


5. OS CINCO IMPÉRIOS

Equivalência entre ordem simbôlica e amor na religião dOFILHO - Comprometimento da psicanálise com o Terceiro Império - Crítica da redução lacaniana da transferência ao amor e à suposição de saber -Transferência é referência direta ao Vínculo Absoluto - Condição de Vínculo Absoluto é oposição externa entre Haver e não-Haver - Pensamento trágico é entendimento decadente da irreversibilidade. 101


6. A SEIS REFERÊNCIAS CLÍNICAS

Apanhado dos aparelhos de base da atividade clínica - Primeira referência: ALEI Haver desejo de não-Haver - Segunda referência: três regimes de recalque (primário, secundário e originário) - Terceira referência: Cinco Impérios - Quarta referência; quatro sexos (consistente, inconsistente, insistente e desistente) - Quinta referência: nosologia (neurose, psicose e morfose) - Sexta referência: vetorização segundo eixos tôpico, intensivo e liminar. 119


7. OS IMPÉRIOS AINDA

Retomada das principais características dos Impérios - Heresia e gnosticismo são rompimentos em relação à referência paterna - Quinto Império como reconhecimento da hiperversidade dALEI - Razão comunicacional é razão sintomática - Possibilidade da instituição psicanalítica diante do problema da razão sintomática - Hiper-mestre se exercita na referência ao AMÉM. 137


8. UM ODOR DE POCILGA

Clínica Geral: intervenção nas questões do mundo com referência analítica - Denegação nos discursos contemporâneos - Ética é baseada em consensos sintomáticos como denegação da falta de fundamentos - Teorema psicanalítico pode estabelecer fundamento ético? - Fundamento místico da psicanálise é garantia de postura suspensiva - Postura suspensiva sustenta ética do bem-dizer - Problema da falta de fundamento ético na atualidade.151


9. O INCONSCIENTE

Retorno de Freud: inconsciente é da ordem do recalcado - Reelaboração do conceito de recalque: recalque primário, secundário e originário - Inconsciente em nível primário, secundário e originário - Inconsciente é o discurso do mesmo - Dimensionalidades do inconsciente - Inconsciente como superfície do plano projetivo.167


10. O SUJEITO

Problematização do conceito de sujeito - Estatuto do Eu (Ich) freudiano - Exame do cogito cartesiano - Sujeito é solução para movimento de dubitação - Sujeito transcendental de Kant - Deslocamento lacaniano do conceito de sujeito - Crítica ao conceito de sujeito como escolha em Badiou - Sujeito da Renúncia: dubitação e exasperação entre Haver e não-Haver.179


11. O TEMPO

Sujeito da Renúncia é atingível no lugar comum - Função da análise é encaminhamento para lugar comUm - Crítica ao conceito de tempo lógico - Ato analítico, indecidibilidade e decisão - Tempo da resistência em psicanálise - Lógica do ato em Lacan é lógica da Hiperdeterminação.
199


12. A FUNÇÃO CURATIVA DO TRÁGICO

Trágico é o embate entre reversibilidade da mente e irreversibilidade das formações - Cura, progresso e heroísmo: suspensão de irreversibilidade - Essência do trágico é utopia como não-Haver - Proposição de relativismo absoluto - Possibilidade de hierarquia diante do relativismo absoluto. 219


13. ÉTICA E VERDADE

Insustentabilidade do relativismo contemporâneo - Hipocrisia filosófica oculta sustentação dos discursos - Verdade coincide com ALEI - Dimensão trágica da ética em psicanálise - Dissociação entre desejo e culpa - Ética da psicanálise coincide com sua operação e com sua verdade - Teatro pedagógico de Brecht: catarse diante do irreversível.
235


14. A BANDEJA DO HERÓI

Biografia de Galileu como exemplaridade da pedagogia do herói - Definições de Ética, Herói e Trágico -Três Poléticas: 1)Revirão; 2) Indiferenciação; 3) Produção de Próteses - Polética da Bandeja e referência à hiperdeterminação - Crítica do lema ético ama teu sintoma como a ti mesmo - Singularidade do herói. 253


15. AS SOMBRAS SÃO

Crise do conhecimento - Maquiavel e a Clínica Geral: Virtude como força de enfrentamento da Fortuna - Vocação iluminista da psicanálise; CLEAN-ICS - Crítica ao conhecimento sustentado na relação sujeito/objeto - Teoria do conhecimento: mapeamento e agonística entre formações - Definição de gnomo - Hiperdeterminação e produção de conhecimento - Perguntas sobre prótese, sujeito da renúncia, criação e conhecimento. 267


16. NOSSAS VIRTUDES REAIS

Sentido de Clínica Geral - Eliminação de fronteiras entre campos discursivos - Clínica identifica pólos discursivos - Resumo dos principais pontos do seminário. 283


ENSINO DE MD MAGNO 305



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