A TEORIA DE PIAGET E A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

(ref.: 9789727716319)

Autor: Constance Kamii
Editora: Instituto Piaget
Ano: 2003 - 3º edição
Nº de páginas: 186
Categoria principal: PIAGET

  • Compartilhe:
R$ 45,00
Coloque o cep:
Frete grátis para: Brasil
  • Descrição
  • Especificação
ÍNDICE

1. AS BASES DO PROGRAMA 9
A) BASES TEÓRICAS 11
A perspectiva epistemológica do pensamento de
Piaget 12
O empirismo, o racionalismo e o relativismo
de Piaget 12
As fontes do conhecimento e as suas interac-
ções 18
A natureza do estímulo 21
A perspectiva biológica de Piaget 23
Adaptação e inteligência 23
O jogo 26
O construtivismo de Piaget 30
«Inteligência» e «conhecimento» 30
Como se constrói o conhecimento? 34
O desenvolvimento moral 42

B) O FUNDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES 49

2. IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS 53
1. Encorajar a criança a tornar-se progressivamente
autónoma frente aos adultos 56
2. Encorajar a criança a interagir e a resolver os
seus conflitos 62
3. Encorajar a criança a ser independente e curiosa, a
tomar a iniciativa na prossecução dos seus interes-
ses, a ter confiança na sua capacidade de cons-
truir a sua própria ideia das coisas, a exprimir as
suas ideias com convicção, a acabar com os seus
medos e angústias de modo construtivo e Anão
desencorajar facilmente .
4. Pensar em que é que pensa a criança e ensinar segundo
os três tipos de conhecimentos 66
5. Ensinar tanto conteúdos como processos 70

3. OS OBJECTIVOS DO PROGRAMA 77
A) OBJECTIVOS A LONGO PRAZO 89
B) OBJECTIVOS A CURTO PRAZO 91
1. Objectivos socioafectivos 91
2. Objectivos cognitivos 94

4. SELECÇÃO DO CONTEÚDO 99
A vida quotidiana 102
O programa child development no contexto da
teoria de Piaget 104
1. Simular 108
2. Representação através de desenhos e modelos (uma
imagem de um avião ou de um brinquedo) 108
Diferenças entre o programa child development e o
programa inspirado em Piaget 112
Outro conteúdo derivado da teoria de Piaget 117
1. Actividades centradas sobre o conhecimento físico 117
2. Jogo de grupo 120
3. Provas piagetianas 123

5. ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO 129
6. MODOS DE REALIZAÇÃO 135

A) UM DIA TÍPICO 137
Conhecimento físico: os rolos 139
Jogo das escondidas 143

B) PAPEL DO PESSOAL 147
1. Criar um meio e uma atmosfera favoráveis à
aprendizagem 147
2. Fornecer o material, sugerir actividades e avaliar
o que se passa na cabeça da criança de um momento
para o outro 148
3. Responder às crianças em função do tipo de conhe-
cimentos implicados 148
4. Ajudar a criança a desenvolver as suas ideias 149

C) O PAPEL DOS PAIS 151
A aprovação do programa pelos pais 151
As práticas educativas dos pais em casa 152

D) A FORMAÇÃO DO PESSOAL 157
Como começar? 157
Objectivos da formação 161
Forma de formação 163

E) SISTEMA DE TRANSMISSÃO 167

7. INVESTIGAÇÃO E AVALIAÇÃO 171
A) AVALIAÇÃO FINAL 173
B) AVALIAÇÃO CONTÍNUA 177

BIBLIOGRAFIA 179
Numa perspectiva psicológica, o interesse da teoria reside nas ideias que esta desenvolve sobre a criança, sobre a natureza do seu pensamento e sobre os estádios do seu desenvolvimento.
Para quem necessita conhecer e estudar o desenvolvimento da criança, a teoria é útil para responder às questões de fundo - Como pensa a criança?, Como pensa nos diferentes estádios?
Contudo, Piaget, mais do que pela criança em si, interessou-se pela epistemologia. E como epistemólogo, também para ele as questões básicas foram as eternas perguntas sobre O que é o conhecimento? e Como é que aprendemos? Estudou o desenvolvimento da criança porque estava convencido ser este o melhor meio de responder às questões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento dos adultos e sobre a história geral do conhecimento humano.
Os educadores devem compreender as ideias de Piaget, a natureza do conhecimento e sobre os mecanismos do seu desenvolvimento. Neste livro, estas ideias serão tratadas em função da orientação epistemológica do pensamento de Piaget, da sua perspectiva biológica e do seu construtivismo.
Trata-se de um livro simples, vivo e suficientemente profundo que, em linguagem acessível a quem quer que seja, pai, educador, professor, psicólogo ou estudioso, dá uma perspectiva nova para a aplicação prática da teoria de Piaget.

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS