Autor: MARCELO CAIXETA
Editora: Ciência Moderna
Ano: 2007
ISBN: 9788573936155
Número de páginas: 244
Peso: 364 gramas
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
até 2x de R$15,75 sem juros
Compartilhe
SUMÁRIO
1 A BIOGRAFIA DE W ALLON 1
Cronologia de Henri Wallon 1
Elementos da Biografia 3
Formação Médica 6
Formação Psicopatológica 8
Locais de Pesquisa, Docência e Trabalho 13
Uma nova Metodologia de Investigação Psicológica 19
2 MECANISMOS DA MENTE DE W ALLON 25
Comparação com a Mente de Piaget 25
A Mente de Wallon em Contraste com Piaget 29
3 A INFLUÊNCIA DA PERSONALIDADE DE W ALLON
EM SUA OBRA 33
4 A METODOLOGIA DA MENTE DE WALLON 41
A Metodologia do L¿Enfant Turbulent 43
Metodologia de ¿As Origens do Caráter na Criança¿ 46
Metodologia de ¿As Origens do Pensamento na Criança¿47
5 O PENSAMENTO SOCIOPOLÍTICO DE WALLON 51
Sociopolítica e Psicologia em Wallon 51
Uma Origem ¿Republicana¿52
Poder do Povo, Poder do Líder 53
Poder do Povo, Poder da Burguesia 56
Ideal e Progresso Socialista 58
Origem Walloniana da Inteligência e da Moral através do Outro 62
Da Inteligência para a Moral 65
6 ELEMENTOS DE UMA PSICOLOGIA GERAL PARA A COMPREENSÃO DA OBRA DE WALLON 69
Psicologia Médica e Psicologia do Desenvolvimento em Wallon 77
O Normal e o Patológico na Psicologia de Wallon 85
Cérebro Normal e Cérebro Lesionado ¿ Contribuições de Wallon 96
Wallon e a Atividade Semiótica 98
Representação e Mentalidade Projetiva 107
Acoplamento das Causalidades Psicológica e Operatória 110
7 WALLON, BRUNER E A GÊNESE EMOCIONAL DA RAZÃO 113
Bruner e a Emoção 113
Wallon, Bruner e a Emoção 118
Hume e Wallon, Coisas e Homens 122
Darwin, Wallon e o Cientificismo do Humano 124
8 WALLON, PIAGET E V YGOTSKY 127
Diferenças Metodológicas entre os Autores 127
Wallon e Piaget 127
Vygotsky e Wallon 132
9 CONFRONTAÇÕES E TRE W ALLO ,V YGOTSKY E PIAGET 141
A Formação e o Pensamento de Wallon
Influenciando sua Teoria do Desenvolvimento
Infantil 141
Confrontações Vygotskyanas com Wallon e
Piaget 143
Por uma Teoria não-Walloniana ou não-Piagetiana
do Desenvolvimento 144
Bergson tem Algo a Dizer sobre Isso? 146
A Continuidade no Plano Discursivo 148
O Papel da Linguagem 150
Reabilitando Wallon e Piaget 151
10 DO ATO E DA PALAVRA AO PENSAME TO - A PSICOLOGIA
COGNITIVA DE WALLON E VYGOTSKY 155
Piaget, Wallon e Vygotsky 155
Dados Empíricos sobre os Surdo-Mudos 157
Emoção, Linguagem e Cognição em Wallon
e Vygotsky 160
Problemas Conceptuais 163
Chomsky, Piaget, Wallon e Vygotsky 166
11 WALLON E OUTROS PENSADORES 171
Wallon e outros Pensadores Clínicos 180
12 ERROS DE W ALLON 183
Psicopatologia e Psicologia Genética 183
Da psicopatologia do Adulto à Psicologia
da Criança 185
Reflexões sobre os Delírios 186
O Problema da Emoção em Wallon 188
13 VYGOTSKY, WALLON E A FUNÇÃO SIMBÓLICA NA CRIANÇA 191
Contribuições Wallonianas 191
Relação da Emoção e Cognição em Wallon 192
Lacunas da Teoria Emotivo-Cognitiva de Wallon 193
Emocionalismo como Base da Cognição 195
Automatismo, Reflexo, Emocionalismo
e Linguagem 196
O Aprendizado da Linguagem Mecânica 199
O Autista e o Monólogo 201
Autismo e Alextimia 203
Vygotsky e os Problemas Simbólicos
da Linguagem 204
Vygotsky e os Formalistas Russos 206
Vygotsky em Busca da Mente Artística 207
14 WALLON, CHOMSKY, SKINNER, PIAGET, VYGOTSKY. A
LINGUAGEM E O PENSAMENTO NA CRIANÇA 209
A Posição Atual do Problema 209
Desconhecimentos Atuais de Vygotsky na América 212
Vygotsky, Skinner e Chomsky 213
Por que Skinner Errou? 215
Por que Chomsky Errou? 216
As Influências Sociais são mais Importantes
do que o Equipamento Cerebral 218
A Incrível Sabedoria Inconsciente do
Construtivismo Materno 219
A Cronologia do Desenvolvimento Lingüístico
em Wallon e Vygotsky 221
Nomeações Emocionais, Situacionais e Objetais 222
O Abandono Progressivo da Emoção Rumo
à Cognição 225
Contribuições Wallonianas 226
15 WALLON E A PSIQUIATRIA DO DESENVOLVIMENTO 229
Introdução 229
Comentários 232
Carência Afetiva e Problemas de Personalidade 234
Cognição e Emoção 236
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 241