A MENTE DE WALLON

A MENTE DE WALLON

Código: 9788573936155


Autor: MARCELO CAIXETA
Editora: Ciência Moderna
Ano: 2007
ISBN: 9788573936155
Número de páginas: 244
Peso: 364 gramas
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento

leia mais

R$45,00

até 2x de R$22,50 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Além de seus diálogos permanentes com Piaget e Vygotsky (que, com ele, formaram o trio mais genial da psicologia do século XX), há outros motivos para o sucesso de Wallon: bem mais do que qualquer um desses, e ultrapassando até Freud nisto, foi Wallon quem lançou as bases seguras para o entendimento das complexas interações entre a emoção inicial da criança, a formação da inteligência e o estabelecimento dos laços afetivos e sociais. Neste sentido, foi o psicólogo mais completo entre todos aqueles do século passado.

Indo do autismo até o egoísmo infantil, da linguagem à formação dos grupos, dos transtornos da psicomotricidade até a formação do caráter e da inteligência na criança, dos transtornos de leitura à organização psicopedagógica da escola, sua obra contribuiu muito para o esclarecimento de todos estes temas.

Este livro analisa com profundidade estas contribuições e como elas brotaram de sua mente - uma mente que, assim como sua obra, era extremamente complexa em correlações entre a emotividade, a cognição e a socialização (Wallon dizia: Sou, acima de tudo, um tímido, um doente de timidez e, tanto minha inteligência quanto as características de minha atuação social estão enraizadas nesta peculiaridade biológica). Sua obra, portanto, foi só um mergulho genial dentro de si mesmo.

SUMÁRIO

1 A BIOGRAFIA DE W ALLON 1
Cronologia de Henri Wallon 1
Elementos da Biografia 3
Formação Médica 6
Formação Psicopatológica 8
Locais de Pesquisa, Docência e Trabalho 13
Uma nova Metodologia de Investigação Psicológica 19

2 MECANISMOS DA MENTE DE W ALLON 25
Comparação com a Mente de Piaget 25
A Mente de Wallon em Contraste com Piaget 29

3 A INFLUÊNCIA DA PERSONALIDADE DE W ALLON
EM SUA OBRA 33

4 A METODOLOGIA DA MENTE DE WALLON 41
A Metodologia do L¿Enfant Turbulent 43
Metodologia de ¿As Origens do Caráter na Criança¿ 46
Metodologia de ¿As Origens do Pensamento na Criança¿47

5 O PENSAMENTO SOCIOPOLÍTICO DE WALLON 51
Sociopolítica e Psicologia em Wallon 51
Uma Origem ¿Republicana¿52
Poder do Povo, Poder do Líder 53
Poder do Povo, Poder da Burguesia 56
Ideal e Progresso Socialista 58
Origem Walloniana da Inteligência e da Moral através do Outro 62
Da Inteligência para a Moral 65

6 ELEMENTOS DE UMA PSICOLOGIA GERAL PARA A COMPREENSÃO DA OBRA DE WALLON 69
Psicologia Médica e Psicologia do Desenvolvimento em Wallon 77
O Normal e o Patológico na Psicologia de Wallon 85
Cérebro Normal e Cérebro Lesionado ¿ Contribuições de Wallon 96
Wallon e a Atividade Semiótica 98
Representação e Mentalidade Projetiva 107
Acoplamento das Causalidades Psicológica e Operatória 110

7 WALLON, BRUNER E A GÊNESE EMOCIONAL DA RAZÃO 113
Bruner e a Emoção 113
Wallon, Bruner e a Emoção 118
Hume e Wallon, Coisas e Homens 122
Darwin, Wallon e o Cientificismo do Humano 124

8 WALLON, PIAGET E V YGOTSKY 127
Diferenças Metodológicas entre os Autores 127
Wallon e Piaget 127
Vygotsky e Wallon 132

9 CONFRONTAÇÕES E TRE W ALLO ,V YGOTSKY E PIAGET 141
A Formação e o Pensamento de Wallon
Influenciando sua Teoria do Desenvolvimento
Infantil 141
Confrontações Vygotskyanas com Wallon e
Piaget 143
Por uma Teoria não-Walloniana ou não-Piagetiana
do Desenvolvimento 144
Bergson tem Algo a Dizer sobre Isso? 146
A Continuidade no Plano Discursivo 148
O Papel da Linguagem 150
Reabilitando Wallon e Piaget 151

10 DO ATO E DA PALAVRA AO PENSAME TO - A PSICOLOGIA
COGNITIVA DE WALLON E VYGOTSKY 155
Piaget, Wallon e Vygotsky 155
Dados Empíricos sobre os Surdo-Mudos 157
Emoção, Linguagem e Cognição em Wallon
e Vygotsky 160
Problemas Conceptuais 163
Chomsky, Piaget, Wallon e Vygotsky 166

11 WALLON E OUTROS PENSADORES 171
Wallon e outros Pensadores Clínicos 180

12 ERROS DE W ALLON 183
Psicopatologia e Psicologia Genética 183
Da psicopatologia do Adulto à Psicologia
da Criança 185
Reflexões sobre os Delírios 186
O Problema da Emoção em Wallon 188

13 VYGOTSKY, WALLON E A FUNÇÃO SIMBÓLICA NA CRIANÇA 191
Contribuições Wallonianas 191
Relação da Emoção e Cognição em Wallon 192
Lacunas da Teoria Emotivo-Cognitiva de Wallon 193
Emocionalismo como Base da Cognição 195
Automatismo, Reflexo, Emocionalismo
e Linguagem 196
O Aprendizado da Linguagem Mecânica 199
O Autista e o Monólogo 201
Autismo e Alextimia 203
Vygotsky e os Problemas Simbólicos
da Linguagem 204
Vygotsky e os Formalistas Russos 206
Vygotsky em Busca da Mente Artística 207

14 WALLON, CHOMSKY, SKINNER, PIAGET, VYGOTSKY. A
LINGUAGEM E O PENSAMENTO NA CRIANÇA 209
A Posição Atual do Problema 209
Desconhecimentos Atuais de Vygotsky na América 212
Vygotsky, Skinner e Chomsky 213
Por que Skinner Errou? 215
Por que Chomsky Errou? 216
As Influências Sociais são mais Importantes
do que o Equipamento Cerebral 218
A Incrível Sabedoria Inconsciente do
Construtivismo Materno 219
A Cronologia do Desenvolvimento Lingüístico
em Wallon e Vygotsky 221
Nomeações Emocionais, Situacionais e Objetais 222
O Abandono Progressivo da Emoção Rumo
à Cognição 225
Contribuições Wallonianas 226

15 WALLON E A PSIQUIATRIA DO DESENVOLVIMENTO 229
Introdução 229
Comentários 232
Carência Afetiva e Problemas de Personalidade 234
Cognição e Emoção 236

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 241



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento