AFINAL, O QUE OS BEBÊS FAZEM NO BERÇÁRIO?

AFINAL, O QUE OS BEBÊS FAZEM NO BERÇÁRIO?

Código: 9788584290383

Categoria: Infância

Marca: Artmed


Autor: PAULO FOCHI
Editora: ARTMED
Ano: 2015
Número de páginas: 159
Categoria principal: Infância

leia mais

De: R$76,00
Por: R$53,20
Economia de R$22,80

até 2x de R$26,60 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Caio, Carlos, João Gabriel, João Pedro, Lara, Lara Cristina, Lucas e Miguel são crianças de poucos meses de idade, mas que estão longe de serem frágeis, incapazes ou imaturas. Como todos os bebês, eles são indivíduos de inúmeras competências, capazes de interagir e de aprender desde o seu nascimento, contanto que rodeados por pessoas que os acolham e os sustentem emocionalmente.

Acompanhe a narrativa de Paulo Fochi dentro do universo dos bebês que protagonizam esta obra. Por meio da abordagem da documentação pedagógica, o autor torna visíveis suas aprendizagens em contextos de vida coletiva: os primeiros passos, os encontros com os amigos, a descoberta do seu entorno. A partir de uma vivência prática e fundamentado nas ideias de importantes teóricos da educação infantil contemporânea, aponta caminhos metodológicos para a pesquisa, para a prática pedagógica e para a formação docente.

Sumário

Apresentação, 11
Maria da Graça Souza Horn
Maria Carmen Silveira Barbosa

Prefácio - Tempo de silêncio, 15
Alfredo Hoyuelos

De conversas faladas para conversas escritas, 23
Lembrar, 24
Escrever, 25
Esquecer, 27

Capítulo 1. Pesquisar a experiência educativa
Alguns traços da educação infantil para desenhar
contextos de vida coletiva, 31
A pedagogia como campo de conhecimento, 35
Três autores para compor a interlocução teórica, 44
Perguntas-guias para o estudo, 54

Capítulo 2. Caminhos metodológicos, 60
Observar o campo para estranhar o familiar, 65
Registrar no campo para criar cultura pedagógica, 73
Contrastar os dados do campo: a progettazione, 82
Tornar visíveis as imagens de criança, de professor e de pedagogia: a função da abordagem pedagógica e metodológica, 89

Capítulo 3. Histórias narradas, 95
Ação de comunicar: conversas entre Caio e Lara, 97
Ação autônoma: os primeiros passos de Miguel, 108
Ação de saber-fazer: eureka! Descobertas de Carlos, 130

Depois das conversas escritas, propondo novas conversas, 148
Referências, 154



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento