Autor: PAULO FOCHI
Editora: ARTMED
Ano: 2015
Número de páginas: 159
Categoria principal: Infância
até 2x de R$26,60 sem juros
Compartilhe
Sumário
Apresentação, 11
Maria da Graça Souza Horn
Maria Carmen Silveira Barbosa
Prefácio - Tempo de silêncio, 15
Alfredo Hoyuelos
De conversas faladas para conversas escritas, 23
Lembrar, 24
Escrever, 25
Esquecer, 27
Capítulo 1. Pesquisar a experiência educativa
Alguns traços da educação infantil para desenhar
contextos de vida coletiva, 31
A pedagogia como campo de conhecimento, 35
Três autores para compor a interlocução teórica, 44
Perguntas-guias para o estudo, 54
Capítulo 2. Caminhos metodológicos, 60
Observar o campo para estranhar o familiar, 65
Registrar no campo para criar cultura pedagógica, 73
Contrastar os dados do campo: a progettazione, 82
Tornar visíveis as imagens de criança, de professor e de pedagogia: a função da abordagem pedagógica e metodológica, 89
Capítulo 3. Histórias narradas, 95
Ação de comunicar: conversas entre Caio e Lara, 97
Ação autônoma: os primeiros passos de Miguel, 108
Ação de saber-fazer: eureka! Descobertas de Carlos, 130
Depois das conversas escritas, propondo novas conversas, 148
Referências, 154