Autor: Santa Marli Pires dos Santos (org.)
Editora: Vozes
Ano: 2011
Número de páginas: 182
Categoria Principal: Infância
até 2x de R$25,73 sem juros
Compartilhe
SUMÁRIO
Apresentação (Santa Marli Pires dos Santos), 7
Abertura do IV Encontro sul-brasileiro sobre Brinquedoteca
(Cleusa M.M. Carvalho Alonso), 9
PARTE l - PALESTRAS
I. O lúdico no contexto da vida humana: da primeira infância à terceira idade (Airton Negrine), 15
2. A atividade lúdica e a empresa (Celso Antunes), 25
3. O brincar e as necessidades especiais (Nylse H. da Silva Cunha), 29
4. O jogo e o brinquedo na escola (Celso Antunes), 37
5. A ludicidade na terceira idade (Marco A. de Figueiredo Acosta), 43
6. Espaços lúdicos: Brinquedoteca (Santa Marli Pires dos antos),57
7. Brinquedoteca: uma alternativa espacial (Andrey Rosenthal Schlee), 62
8. Alfabetização emocional: ciência ou mistificação (Celso Antunes), 66
PARTE II - CONVÍVIO CIENTÍFICO
9. O jogo c a educação: uma experiência na formação do educador (Tânia Ramos Fortuna), 73
10.A Brinquedoteca no contexto escolar da Educação Infantil (Maria C. Soto Muniz), 86
11. Formação de professores de língua estrangeira: pré-escola e séries iniciais (Ana Marilza Bittencourt), 99
12.(Re)pensando a prática do educador infantil
(Cleide V. Mussini Batista et al.), 104
13. Brinquedoteca Hospitalar Shishiro Otake
(Célia I. Bento Maia et al.), I 14
14. O brincar como uma ação mediadora no trabalho desenvolvido com crianças hospitalizadas (Aurea M.P. Leme Goulart e Sílvia P.G. de Morais), 119
15. Novas dimensões da velhice despertas pela ludicidade
(Márcia C. Filipetto e José F. Silva Dias), 129
16. Programa Ludoteca-Uel: uma experiência na criação de espaços lúdicos em diferentes contextos (Maria C. Carreira do Valle et al.), 135
17. A ludoteca/brinquedoteca na visão de alguns dos seus integrantes (Helen de Castro Silva), 143
18. Da sucata ao brinquedo: um estudo exploratório em creches públicas da região do Triângulo Mineiro e Alto do Parnaíba (Celia Vectore), 154
19. Você gosta de brincar? Do quê? Com quem?
(Regina Celia Adamuz et al.), 157
20. Projeto Graxaim/Brinquedoteca
(Ana E. Serbão Assis et al.), 168
21. Inforrmática na Educação Infantil: brincando, aprendendo e criando (Gilse A.M. Falkenback et al.), 174
22. Ludoteca: o espaço-tempo psicomotor assegurado
(Maximila T. de Quadros Coelho), 180
Considerações finais, 182