Autor: FRITZ REDL / DAVID WINEMAN
Editora: MARTINS EDITORA
Ano: 1986
Coleção: PSICOLOGIA E PEDAGOGIA
Número de páginas: 283
Categoria Principal: Infância
até 2x de R$22,75 sem juros
Compartilhe
Prefácio .............................................................................. 1
Introdução ...........................................................................5
O desafio das crianças que odeiam ......................................5
Vazio instrumental no cenário educacional ...........................14
l - Estrutura e estratégia de um centro residencial de tratamento .....25
Uma casa que sorri, objetos que convidam, espaço que permite28
Rotinas relaxantes ..........................................................33
Um programa que satisfaz ................................................38
Adultos que protegem ......................................................40
Garantia de tolerância a sintomas, respeito a antigos canais de
satisfação ......................................................................43
Fluxo generoso de amor incondicional e possibilidades de
gratificação ...................................................................44
Margem para regressão e para fuga .....................................46
Inexistência de relacionamento traumático ...........................47
Flexibilidade e ajuda de emergência ....................................51
Cultivo das seguranças emocionais de grupo .........................54
Sumário ........................................................................57
2 - Programação de apoio ao ego .............................................. 59
O que é um bom programa? ............................................... 59
Abordagens atuais da programação ..................................... 62
O programa como instrumento terapêutico completo .............. 67
Sumário ........................................................................ 124
3 - Técnicas para manipulação anti-séptica do comportamento de superfície ......................................................................... 127
Indiferença planejada ...................................................... 132
Interferência sinalizadora ................................................. 133
Proximidade e controle pelo toque ...................................... 136
Participação numa relação de interesse ................................ 140
Afeição hipodémüca ....................................................... 142
Descontaminação da tensão por meio do humor .................... 144
Ajuda nos obstáculos ....................................................... 147
A interpretação como interferência ..................................... 149
Reagrupamento .............................................................. 151
Reestruturação ............................................................... 154
Apelo direto .................................................................. 157
Limitação de espaço e de ferramentas ................................. 160
Remoção anti-séptica ...................................................... 167
Contenção física ............................................................. 176
Permissão e proibição autoritária ....................................... 183
Promessas e recompensas ................................................. 190
Castigos e ameaças ......................................................... 194
Limitações das técnicas - cautelas e advertências ............. 206
4 - Técnicas de exploração clínica dos acontecimentos ................... 209
Técnicas ....................................................................... 210
Estratégia total e movimento clínico ................................... 234
Sumário ........................................................................ 262
Epílogo: Ganhos terapêuticos, fechamento da Pioneer House e acompanhamento ......................................................................... 265
Agradecimentos .................................................................... 273
Apêndice: Informações complementares sobre os projetos mencionados no texto ...................................................................... 277