A PSICOLOGIA DA CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO DE 0 A 8 ANOS

(ref.: 9788534927154)

Autor: BERNABÉ TIERNO
Tradução: LUIZ ALEXANDRE S. ROSSI
Coleção Família
Editora: PAULUS
Ano: 2007
2014 - 4ª Reimpressão
Número de páginas: 160
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento

  • Compartilhe:
R$ 32,00
Coloque o cep:
  • Sumário
  • Sinopse

5 INTRODUÇÃO

7 I PARTE
PRIMEIRA INFÂNCIA
9 1. A importância decisiva dos primeiros anos de vida

13 2. O primeiro ano
13 O primeiro mês de vida
15 O segundo mês de vida
16 O terceiro mês de vida
19 O quarto mês de vida
21 O quinto e o sexto meses de vida
25 A criança de sete e oito meses
29 A criança de nove e dez meses
32 A criança de onze e doze meses

37 3. O segundo ano
37 Desenvolvimento integral da criança de 12 a 18 meses
43 Desenvolvimento integral da criança de 18 a 24 meses

51 4. O terceiro ano
51 O desenvolvimento integral da criança de 24 a 30 meses
57 O desenvolvimento integral da criança de 30 a 36 meses

63 5. O quarto e quinto anos
63 A criança de quatro anos
68 Fazendo cinco anos
70 Retrato robô (cinco anos)

71 6. O desenvolvimento integral da criança
72 O desenvolvimento da criança (0-2 meses)
74 O desenvolvimento da criança (3-4 meses)
76 O desenvolvimento da criança (5-6 meses)
78 O desenvolvimento da criança (7-8 meses)
80 O desenvolvimento da criança (9-10 meses)
82 O desenvolvimento da criança (11-12 meses)
84 O desenvolvimento da criança (12-18 meses)
86 O desenvolvimento da criança (18-24 meses)
88 O desenvolvimento da criança (24-30 meses)
90 O desenvolvimento da criança (30-36 meses)
92 O desenvolvimento da criança (36-48 meses)

95 7. O que se deve fazer e o que se deve evitar
96 De O a 2 meses
98 De 3 a 4 meses
100 De 5 a 6 meses
102 De 7 a 8 meses
104 De 9 a 10 meses
106 De 11 a 12 meses
108 De 12 a 18 meses
110 De 18 a 24 meses
112 De 24 a 36 meses
114 De 36 a 60 meses

117 II PARTE
SEGUNDA INFÂNCIA

119 1. Visão global desta etapa (6-8 anos)
119 A criança de seis anos
120 A criança de sete anos
121 A criança de oito anos
121 Respeitar a criança e seu próprio ritmo
122 A época dos porquês
123 Realidade e sonho
O desenvolvimento intelectual
As operações concretas
Raciocínios e ações da criança
Aprender a aprender
O começo da vida escolar
O aprendizado da leitura e da escrita
Favorecer a aprendizagem da leitura-escrita
O aprendizado do cálculo
O cansaço escolar
Adaptação escolar

135 4. O desenvolvimento do autocontrole
135 O controle das emoções
136 Rumo ao autocontrole
137 O controle da agressão
138 A utilização do prêmio
138 O castigo
139 A criança hiperativa
140 Educar: tarefa conjunta

141 5. A importância da brincadeira
141 A brincadeira
142 Sua importância
143 Missão principal
144 Tipos de brincadeiras
145 De acordo com as idades
146 A brincadeira desordenada
147 Brincadeiras de regras
147 O contato com a natureza
148 Os brinquedos
149 Chaves para a escolha

151 6. As relações com os demais
151 O processo de socialização
152 As relações com os pais mudam
152 O desenvolvimento moral
154 A contribuição dos pais
155 Papel educativo dos pais
156 Valores permanentes para a família

Os primeiros anos de vida têm importância decisiva na definição posterior da personalidade da criança. A atenção e os cuidados que um recém-nascido ou uma criança pequena exige, seu correto desenvolvimento psicomotor e o progresso adequado de suas capacidades afetivas, físicas e mentais são cruciais na hora de prefigurar o adulto que ele será no amanhã. Por isso, é muito importante considerar, de todas as perspectivas (afetiva, intelectual e social), estes primeiros oito anos da vida da criança.
quem comprou, também comprou
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MC GRAW HILL
R$ 218,00
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
ESCRITA DE UMA MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA - ENVELHECIMENTO E VELHICE
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
MEMÓRIA
Artmed
R$ 54,00
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS