O BEBÊ NA CRECHE: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS A PARTIR DO DESEJO

O BEBÊ NA CRECHE: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS A PARTIR DO DESEJO

Código: 9788571374508 (CO)

Marca: Escuta


Autor(a): Daniela Bridon
Editora: Escuta
Coleção: Infância e Psicanálise
Coleção dirigida por: Maria Cristina Machado Kupfer
Ano: 2019
Número de páginas: 176
Categoria Principal: Infância


R$59,00

até 2x de R$29,50 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

A metodologia IRDI nas creches continua a frutificar. Apresentada em 2014 como um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico em instituições de educação infantil, essa metodologia é, neste livro, utilizada como base para realizar uma pesquisa original. Ao investigar o lugar do desejo no encontro entre professoras e bebês, buscando também encontrar uma forma de acompanhar os efeitos de escuta e intervenção junto a elas, Daniela Bridon lançou mão dos IRDIs – indicadores clínicos de risco (ou de referência) para o desenvolvimento infantil. Com eles, acompanhou os efeitos de suas intervenções junto a professores de educação infantil e demonstrou, por meio deles, que é possível fazer girar sua posição discursiva no encontro com os bebês, permitindo a produção de um laço subjetivante com eles.

PREFÁCIO, ROSA MARIA MARINI MARIOTTO ................................ 9

CONSIDERAÇÕES INICIAIS .................................... 13

1. O ENCONTRO ADULTO E BEBÊ NA HISTÓRIA A PARTIR DO DESEJO ......................... 23

A EX-POSIÇÃO DO BEBÊ AO DESEJO DO ADULTO NA RODA DOS EXPOSTOS .......................... 26

O SABER HIGIENISTA NO LAÇO CUIDADOR E BEBÊ ............................... 34

A ASSISTÊNCIA DA CRECHE À LEIB .................................. 38

A PEDAGOGIZAÇÃO DA CRECHE ....................................... 42

O DESEJO DA PROFESSORA NA CRECHE: TABU OU POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO COM BEBÊS? ..................... 49

2. SUJEITO-PROFESSORA E SUJEITO-BEB}E: UM ENCONTRO ATRAVESSADO PELO DESEJO ...................... 55

AFETO E DESEJO: O QUE CONTA PARA O LAÇO PROFESSORA E BEBÊS? .................... 56

A PROFESSORA E O NARCISISMO PRIMÁRIO RENASCIDO, FONTE DO DESEJO E DA PREDILEÇÃO ......................... 70

A PROFESSORA ENTRE O PREDILETO E OS PRETERIDOS ........................... 76

A POSIÇÃO SUBJETIVA DO SUJEITO-PROFESSOR DE BEBÊS ....................................... 86

3. O SUJEITO-PROFESSORA E A FUNÇÃO EDUCATIVA: QUANDO O DESEJO SE ARTICULA A PARTIR DO ENODAMENTO R.S.I. ..................... 93

O BALIZAMENTO DO INVESTIMENTO LIBIDINAL PELOS IDEAIS PROFISSIONAIS ....................... 93

A FUNAÇÃO EDUCATIVA DE PROFESSORES NO NÓ BORROMEANO ............................... 100

4. POSSIBLIDADES DE TRABALHO COM O PROFESSOR A PARTIR DA PSICANÁLISE: TRANSMISSÃO, INTERVENÇÃO E GIRO DISCURSIVO NA COSNTRUÇÃO DO SUJEITO-BEBÊ ........................... 107

A TRANSFERÊNCIA EM FREUD E LACAN: ALCANCES PARA O TRABALHO PSICANALÍTICO COM PROFESSORAS ....................... 108

OS GIROS DISCURSIVOS NO TRABALHO COM PROFESSORAS E BEBÊS: DO DISCURSO UNIVERSITÁRIO AO DISCURSO DO MESTRE .................. 115

O TRABALHO COM PROFESSORES A PARTIR DA PSICANÁLISE: TRANSMISSÃO, ESCUTA, INTERVENÇÃO ........................... 120

5. A CONSTRUÇÃO DA FUNAÇÃO EDUCATIVA EM PROFESSORAS DE BERÇÁRIO: A ESCUTA E A INTERVENÇÃO TRIANGULAR ...................... 145

MARIA: EM BUSCA DO FAMILIAR ............................ 146

FEFA: DO NÃO LUGAR A UM LUGAR POSSÍVEL ................................ 153

CLÁUDIO: O "MEU ALEMÃO" .............................. 155

NELSON E O LAÇO APERTADO ....................... 159

CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................. 163

REFERÊNCIAS ............................. 167



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento