Autor: Edyleine B. Peroni Benczik
Editora: Casa do Psicólogo
Ano: 2010
Número de páginas: 110
Categoria principal: Psicopatologia
Compartilhe
Apresentação.................................................................................. 13
Agradecimentos ................................................................................ 17
1. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e suas características............................................................... 19
1.1. Perspectiva histórica do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.............................................................. 21
1.2. Prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ..............................................................23
1.3. Características do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ..............................................................25
1.3.1. A manifestação dos sintomas de desatenção .................26
1.3.2. A manifestação dos sintomas de hiperatividade (atividade motora excessiva) ...........................................28
1.3.3. A manifestação dos sintomas de impulsividade ou falta de autocontrole................................................... 28
1.4. Etiologia do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ..............................................................30
1.5. Evolução do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ......34
1.6. O desenvolvimento normal do controle da atenção ...................36
1.7. As habilidades da atenção e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ................................................37
2. Implicações educacionais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ................................................41
2.1. Considerações gerais ..................................................................43
2.2. As manifestações comportamentais em sala de aula ..................45
2.3. Quanto ao dever de casa.............................................................47
2.4. O papel da escola ........................................................................47
2.5. O papel do professor...................................................................49
3. O processo de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Atenção/Hiperatividade ...........................51
3.1. Considerações gerais a respeito da avaliação psicológica e diagnóstico do TDAH ................53
3.2. Um modelo de avaliação psicológica para o TDAH ................... 55
Critério diagnóstico, segundo o DSM-IV( 1994)......................... 58
3.3. Instrumentos psicológicos úteis na avaliação dos Déficits de Atenção/Hiperatividade .......................................65
4. Tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade .... 75
4.1. Considerações gerais ..................................................................77
4.2. Orientação aos pais.....................................................................77
4.3. Orientação aos professores ........................................................81
4.4. O manejo no contexto escolar..................................................... 84
4.5. O papel da psicoterapia............................................................... 90
4.6. O papel da psicopedagogia ........................................................ 95
4.7. O papel da medicação .................................................................96
5. Bibliografia citada e consultada...................................................... 103