Autor: VANESSA FAGIONATTO VICENTIN
Editora: MERCADO DE LETRAS
Ano: 2009
Número de páginas: 127
Categoria principal: Adolescência
até 2x de R$12,29 sem juros
Compartilhe
SUMÁRIO
INTRODUÇAO: A ESSÊNCIA DOS CONFLITOS
INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA. . . . . . . . . . . . . . . . 9
1. O QUE QUEREMOS DIZER COM
CONFLITOS INTERPESSOAIS? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
O exemplo do horário de entrada entre as aulas. . . . . . . . . . . . 20
O exemplo do choro em função do resultado da prova. . . . . . . 23
Recursos cognitivos e afetivos do conflito. . . . . . . . . . . . . . . . 25
O exemplo de Paula um vulcão de emoções em erupção. . . 33
Os estilos de resolução de conflitos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36
Exemplo Bruno: como vou sair dessa.... . . . . . . . . . . . . . . . 37
2. QUAL O PAPEL DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM
DE RESOLUÇAO DE CONFLITOS? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45
O exemplo do mapa de classe. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
Exemplo da bomba no vaso sanitário:
autoridade ou autoritarismo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
3. E QUANDO CHEGA A ADOLESCÊNCIA... ? . . . . . . . . . 59
A recusa em se expor fisicamente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Um exemplo de namoro no âmbito escolar. . . . . . . . . . . . . . . . 63
O adolescente em um ambiente escolar autocrático. . . . . . . . . . 67
O exemplo do jogo de cartas em sala de aula. . . . . . . . . . . . . . . 70
O exemplo do uso do computador como sanção. . . . . . . . . . . . 71
O adolescente em um ambiente democrático. . . . . . . . . . . . . . . 75
O exemplo da atividade inacabada no tempo combinado. . . . . 77
O exemplo do diálogo sobre a necessidade do uniforme. . . . . . 79
4. PENSANDO EM AÇÕES COTIDIANAS DO
EDUCADOR SOBRE CONFLITOS NA ADOLESCÊNCIA. . . 85
O exemplo da agressão entre alunos e a postura do educador. . . 86
O exemplo do apelido e a postura do educador. . . . . . . . . . . . . . 90
5. PROPOSTAS DE AÇÕES PROGRAMADAS PARA O
TRABALHO COM CONFLITOS NA ADOLESCÊNCIA. . . . . 99
Assembléias Escolares. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
Aprendizagem de Resolução de Conflitos Interpessoais. . . . . . . 105
Outras sugestões para o trabalho com conflitos. . . . . . . . . . . . . . 106
A escolha é sua. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
Parece comigo quando. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110
Trabalhos com música. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111
Os sentimentos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 112
Outras propostas para o trabalho com valores morais. . . . . . . . . 113
CONSIDERAÇÕES FINAIS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123