150 IDÉIAS PARA O TRABALHO CRIATIVO COM CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS

150 IDÉIAS PARA O TRABALHO CRIATIVO COM CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS

Código: 9788530806699

Marca: Papirus


Autor: SÍLVIA MARINA GUEDES DOS REIS
Editora: PAPIRUS
Ano: 2012 - 7ª EDIÇÃO
Número de páginas: 136
Categoria principal: Psicologia Social e de Grupos

leia mais

item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe

Este livro reúne um repertório de atividades que buscam aliar teoria e prática em uma proposta interdisciplinar. Por meio das artes plásticas, da literatura, do teatro, da música e da expressão corporal, podem ser abordadas outras áreas do conhecimento, levando a criança a desenvolver todo o seu potencial e a construir seu conhecimento. Para facilitar o planejamento e a organização do dia-a-dia do professor, as atividades são descritas passo a passo - material necessário, preparação, execução da atividade e variações da mesma técnica.

INTRODUÇÃO ....................................................... 11


1. COLANDO ........................................................ 19

Papéis recortados a dedo. Papéis recortados com tesoura. Com materiais diversos. Com formas geométricas. Com materiais diversos, papéis e formas geométricas. Com fita adesiva. Vitrais. Vitrais feitos com punção


2. CONHECENDO OBRAS DE ARTE ........................................... 24

Observando. Comparando. Criando a partir de um tema


3. CRIANDO COM O COMPUTADOR ........................................... 27

Desenhando, pintando e imprimindo


4. CONSTRUINDO COM SUCATA ............................................ 29

Construindo objetos. Confeccionando maquetes. Jogos feitos de sucata. Jogo de argolas. Bingo. Boliche. Jogo de damas. Dominô. Empilhando. Encaixando formas. Jogo da memôria. Ordenar tubos. Jogo de percurso.Quebra-cabeça. Varetas


5. DESCOBRINDO CORES ................................................ 40

Com tinta. Claro e escuro. Classificando cores. Desenhando em papéis coloridos


6. DESCOBRINDO TEXTURAS .............................................. 44

Superfícies. Objetos.Folhas de árvores. Silhuetas. Texturas ásperas.Texturas macias


7. DESENHANDO ..................................................... 48

Livremente. Com giz de lousa molhado. Em papéis de diferentes formatos. Em papel celofane. Com caneta hidrocor e água. Com caneta hidrocor em tecido. Fazendo linhas. Painéis. Painéis com planejamento prévio. Observando e registrando. Desenho-surpresa com cola e anilina. Desenho-surpresa com giz e anilina. Desenho-surpresa com cola e areia. Desenho-surpresa com carbono. Desenho-surpresa com música. Com giz de cera derretido. Desenho temporário. Copiando o próprio desenho. Fazendo uma transparência. Desenho em relevo


8. ESTAMPANDO ..................................................... 61

Com legumes. Com materiais diversos. Com tinta de tecido. Com esponja. Com molde vazado.Com mãos e pés


9. EXPLORANDO SONS ................................................. 65

Percebendo diferentes sons. Criando sons. Imitando sons e ritmos. Jogo dos pares sonoros. Ouvindo música. Criando a partir de músicas conhecidas. Com instrumentos da bandinha. Construindo instrumentos da bandinha. Com arame e tampinhas: Argolas sonoras. Com pote plástico e elásticos: Caixa sonora. Com garrafas plásticas e materiais diversos: Chocalhos. Com cascas de cocos. Com colheres. Com cabo de vassoura: Bastões sonoros.Com cabo de vassoura: Reco-reco. Com latas e bexiga: Tambor. Com panelas: Pratos e tambor. Com garrafas: Xilofone.


10. MODELANDO ...................................................... 73

Com massa de modelar. Fazendo sua massinha. Com argila. Técnicas de modelagem. Com roda de oleiro ou torno.Papel maché. Bonecos de jornal. Bonecos de jornal e bexiga.


11. PINTANDO ....................................................... 78

Com pincel. Sem pincel. Com preparado à base de amido e anilina comestível. Pintura gêmea. Com papel crepom. Com pontinhos. Com maquiagem. Com aquarela. Um mosaico. Em tela. Em preto-e-branco


12. RECORTANDO ..................................................... 85

E montando com revistas. E montando com gibis. E montando com o Tangram. Barrado. Rendilhado


13. RESGATANDO NOSSA CULTURA ........................................... 90

Cantigas de roda. Brincadeiras tradicionais. Quadrinhas, rimas, trava-línguas e parlendas. Histôrias do nosso folclore


14. TECENDO ......................93

Com papel. Com lã. Fazendo colares, pulseiras e cordas.


15. TRABALHANDO COM DOBRADURAS ......................................... 96

Dobrando e criando. Histórias e dobraduras. Modelos de dobraduras fáceis de serem executadas por crianças pequenas. Dobraduras com um quadrado de 12 cm. Dobraduras com um retângulo (de 18 cm x 9 cm- 2A, 2B, 2Ce2D~ ou 13 cm x 9 cm - 2E e 2F- ou 1/2 folha de jornal ou papel-espelho - 2E). Dobraduras com um círculo de 12 cm. Dobraduras compostas.


16. TRABALHANDO COM HISTÓRIAS E POESIAS ......................... 106

Ouvindo e interpretando. Imaginando um fim diferente. O que você faria se... Participando. Criando histórias coletivas. Ilustrando histórias. Conhecendo poesia.


17. TRABALHANDO COM TEATRO ............................................ 113

Conhecendo a si mesmo. Com o corpo. Com os pés. Conhecendo o outro. Respiração e relaxamento. Expressão gestual e facial. Mímica. Caixa de sonhos. Criando máscaras de cartolina. Confeccionando máscaras de papelão. Confeccionando fantoches de vara em papel. Confeccionando fantoches de vara em isopor. Confeccionando fantoches de bexiga. Confeccionando fantoches de saco.Confeccionando fantoches de sucata. Confeccionando fantoches da natureza. Usando a própria mão como fantoche. Confeccionando fantoches de tecido.Confeccionando fantoches de cartolina. Confeccionando fantoches de luva. Confeccionando fantoches de dedo. Confeccionando um miniteatro para fantoches de dedo. Confeccionando marionetes de sucata. Improvisando palcos. Construindo o teatro de fantoches em papelão. Fazendo um palco de tecido. Teatro de sombras. Construindo sombras. Dramatizando histórias. Sonoplastia e iluminação.


BIBLIOGRAFIA ..................................................... 135



Forma de pagamento

Forma de pagamento