A LÓGICA DO FRACASSO ESCOLAR - PSICANÁLISE & EDUCAÇÃO

A LÓGICA DO FRACASSO ESCOLAR - PSICANÁLISE & EDUCAÇÃO

Código: 9788586011993

Categorias: Lacan / Lacan

Marca: Contra Capa


Autor: RUTH HELENA PINTO COHEN
Editora: CONTRA CAPA
Ano: 2006
Número de páginas: 192
Categoria principal: Lacan


R$42,00

até 2x de R$21,00 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Entre as frustrações que os pais enfrentam na criação de seus filhos, o fracasso escolar sem dúvida é uma das mais angustiantes. Ante a suposta incapacidade de aprender, normalmente tida como um distúrbio ou um déficit, não raro se buscam diversas saídas, muitas das quais dolorosas e infrutíferas. Reforço pedagógico, repetência e evasão escolar são sinais que pouco ou nada esclarecem sobre o que está em jogo nesses casos. Como praticamente toda e qualquer esfera da vida social, a educação contemporânea tem se curvado às transformações da lógica de produção capitalista. Orientados pela busca de sucesso e eficiência de seus alunos, na qual se sobressaem as artimanhas da competitividade, os educadores de hoje muitas vezes tendem a oferecer soluções que, em vez de esclarecerem os impasses encontrados, apenas distribuem a responsabilidade de ensinar entre a escola, a família e o Estado. Nesse contexto, o encaminhamento de crianças e adolescentes com dificuldades em aprender a psicólogos e psicanalistas tem se mostrado não só recorrente, como também pouco promissor. Embora a psicanálise ajude a esclarecer as respostas subjetivas que os sujeitos adotam inconscientemente, o fracasso escolar como problema não se resolve fora das instituições de ensino. Trata-se, na verdade, de mostrar como ele se traduz em algo que, por ser bem-sucedido, tem o que ensinar àqueles que se dedicam tanto à educação quanto à psicanálise. Este livro de Ruth Cohen se ocupa justamente da investigação das etiologias do fracasso escolar na interface psicanálise & educação. Ao considerar que as causas desse fracasso não podem ser consideradas nem falsas, nem verdadeiras, a autora propõe como método de trabalho a formação de grupos interdisciplinares de reflexão voltados para o caráter contingente de cada um dos casos de fracasso escolar, tomados em sua singularidade. Como sua argumentação calcada no diálogo entre a lógica formal e a lógica psicanalítica demonstra, é na conversação mantida por todos os envolvidos com a questão que se pode construir o espaço necessário ao tratamento da tensão entre o educável e o ineducável presente em toda aprendizagem.

Prefácio - Vera Lopes Besset 9


Introdução 13


1 Fracasso escolar: uma questão política e ética 19

2 Fracasso escolar: inibição ou sintoma? 73

3 Um estudo de campo sobre o fracasso escolar 121


Conclusão 169


Referências bibliográficas 177



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento