EDUCAÇÃO ONLINE - CENÁRIO, FORMAÇÃO E QUESTÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS

(ref.: 9788578540937 (CO.))

Autor: MARCO SILVA; LUCILA PESCE; ANTÔNIO ZUIN (ORGS.)
Editora: WAK
Ano: 2010
Nº de págs: 384
Peso: 608 gramas
Categoria Principal: Educação -Demais Categorias

  • Compartilhe:
R$ 84,60
Coloque o cep:
  • Descrição
  • Especificação
Sumário

Apresentação
Marco Silva (UNESA, UERJ - Brasil)
Lucila Pesce (PUC-SP - Brasil)
Antônio Zuin (UFSCar - Brasil) ............................................ 11

Descortinando o cenário ............................................... 27
Educação online para além da EAD: um fenômeno
da cibercultura
Edméa Santos (UERJ - Brasil)............................................ 29

Da ambivalência da educação a distância: reflexões
Bruno Pucci (UNIMEP - Brasil)........................................ 49

Educação a Distância: transformando circunstâncias
em potências
Cleci Maraschin (UFRGS - Brasil)
Grace Tanikado (UFRGS - Brasil)
Rosemarie Gartner Tschiedel (UFRGS - Brasil) ............. 73

Para promover o debate sobre os ambientes virtuais de
ensino e aprendizagem
Juana M. Sancho (UAB - Espanha).................................... 95

Processos de formação ................................................... 107
Razão instrumental, emancipação e formação online
de educadores
Antônio Zuin (UFSCar - Brasil)
Lucila Pesce (PUC-SP - Brasil) ........................................... 109

Aprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência
no dia-a-dia de uma universidade a distância
Roberto Aparici (UNED - Espanha)
Sara Osuna Acedo (UNED - Espanha) ............................ 137

Estilos de aprendizagem na educação aberta online
Alexandra Okada (Open University - Reino Unido)
Daniela Melaré Barros (Colearn/Open University -
Reino Unido) ........................................................................... 157

Educação online: aprendizagem do adulto e plasticidade
em perspectiva
Adriana Rocha Bruno (UFJF-Brasil)............................... 185


Questões didático-metodológicas .................................. 213
Desenho didático: contribuições para a pesquisa sobre
formação de professores para docência online
Marco Silva (UNESA e UERJ - Brasil)............................. 215

Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades
de aprendizagem
Paulo Dias (UMINHO - Portugal) .................................... 233

Comunicação mediatizada por computador e educação
online: da distância à proximidade
Antônio Quintas-Mendes (UAb - Portugal)
Lina Morgado (UAb - Portugal)
Lúcia Amante (UAb - Portugal) ............................... 247

A potencialidade educacional e dialógica da
videoconferência na EAD
Dulce Márcia Cruz (UFSC - Brasil)................................... 279

Problemáticas da avaliação em educação online
Maria João Gomes (UMINHO - Portugal)...................... 309

Avaliação da aprendizagem na formação docente a distância:
repensando a prática a partir de práticas
Lina Cardoso Nunes (UNESA - Brasil)
Lúcia Regina Goulart Vilarinho (UNESA - Brasil) ........ 337

O e-learning no ensino universitário: a avaliação a partir
de um enfoque didático crítico
Aquilina Fueyo Gutiérrez (UNIOVI - Espanha)
Carlos Rodríguez Hoyos (UNICAN - Espanha)............. 357

Mediação docente, desenho didático, estilos de aprendizagem, potencial da videoconferência, interfaces da cibercultura, possibilidades e limites da sala de aula virtual, formação de professores e avaliação da aprendizagem são alguns dos temas discutidos neste livro. O objetivo é que esta obra possa contribuir com os trabalhos de pesquisadores, docentes e gestões que atuam na modalidade educacional via internet.

1

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS