CORPO E PSICOSSEXUALIDADE - METÁFORAS DA CULTURA

CORPO E PSICOSSEXUALIDADE - METÁFORAS DA CULTURA

Código: 9788544429327

Categoria: Psicossomática

Marca: Editora CRV


Autor: Maria de Fátima Pessoa de Assis
Editora: CRV
Ano: 2019
Número de páginas: 274
Categoria Principal: Psicossomática


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A autora busca abordar o corpo e a sexualidade tal qual definidos pela psicanálise freudiana e explorar suas possibilidades como metáforas da cultura. Para tanto, investiga os sentidos que o corpo foi adquirindo na modernidade e destaca o surgimento da Psicanálise como conhecimento crítico que surge na modernidade. As noções de corpo e sexualidade desde Freud, são utilizadas como operadores analíticos para elucidar as relações entre corpo na constituição do sujeito e a relação entre corpo e cultura. A Teoria dos Campos de Fábio Herrmann é utilizada enquanto recuperação do método em Psicanálise e como recurso para refletir sobre as metáforas do corpo. Três metáforas principais foram destacadas, para análise: a juventude, a depressão e o cinismo. A juventude metaforiza os contornos de uma cultura que nega o próprio corpo, sua finitude e desamparo. A depressão, por sua vez, expressa a apatia, desilusão e vazio identitário, sintomas de empobrecimento subjetivo de sujeitos esvaziados de substância simbólica. Na metáfora do cinismo, encontramos o corpo da farsa cínica, figuração emblemática de uma cultura onde se mente regularmente, de um mundo que ironiza as próprias regras estabelecidas no pacto social. Após reflexão sobre as metáforas do corpo na atualidade, a pesquisa procura abordar suas possíveis articulações com a cultura e o campo da educação, de modo a apresentar alguns dos desafios a tarefa de educar na atualidade.

  1. APRESENTAÇÃO...........................................................................9
  2. A MODERNIDADE, O CORPO E A PSICANÁLISE...........................................19
    • Marcos históricos da Modernidade........................................................20
    • Olhares cruzados sobre o corpo............................................................27
      • Ajustando nossos instrumentos de navegação........................................27

 

  1. A TRAJETÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DO CORPO ENQUANTO PSICOSSEXUAL...........................................................................................51
    • A histeria.........................................................................................52
      • Um corpo prenhe de histórias..............................................55
    • Um corpo perpassado por forças: "o projeto para uma psicologia científica"...............................................................................................59
    • Os sonhos..........................................................................................63
    • Os três ensaios da teoria da sexualidade infantil.................................72

 

  1. POR UMA CIENTIFICIDADE DA PSICÁNALISE: o conhecimento psicanalítico como ciência e ficção...................................................................................85
    • Tensões e impasses na constituição da Psicanálise enquanto ciência....................................................................................................88
    • O conhecimento psicanalítico como construção............................................93
    • A Psicanálise como logos mito-poético......................................................100
    • A teoria dos Campos como aproximação ao método em Psicanálise.........................................................................................................103
      • A relação psique-mundo..........................................................................106
      • Por uma teoria do eu e da identidade.............................................................................109
      • O corpo: território de construção de identidades e disfarces...............................................................................112

 

  1. O CORPO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: do desamparo à identidade..............................................................................................119
    • Desamparo e demanda de amor......................................................120
    • A psicogênese do sujeito: do desamparo à identidade.............................125
    • Embates entre Eros versus Tânatus e o mal-estar na cultura.....................................................................................138
    • Mutações no campo da psicossexualidade na atualidade.............................146
      • Da histeria à depressão..............................................................151

 

  1. CORPO E PSICOSSEXUALIDADE: metáforas da cultura................................................165
    • Figurações da corporeidade na atualidade: o cenário............................................169
    • O corpo negado...................................................................................177
    • Cena ?I: A juventude como metáfora da cultura.........................................183
    • Cena -2: a depressão como metáfora da cultura................................................193
      • Depressão: aspectos clínicos e conceitos..................................................195
      • Depressão e temporalidade.....................................................................199
      • A sociedade depressiva..................................................................203
    • Cena -3: o cinismo como metáfora da cultura................................................208
      • Aspectos históricos gerais................................................................208
      • Configurações contemporâneas do cinismo...........................................211
      • Ironia e cinismo..................................................................................213
      • Por uma nova economia libinal............................................................215

 

  1. CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO...........................................................................225
    • A tarefa de educar, para a Psicanálise.........................................................226
    • A Educação nas sociedades 'aceleradas'............................................................228
    • Sob a égide da "ética indolor" das sociedades pós-moralistas: uma nova educação? ............................................................................................239
    • A árdua tarefa de educar em prol de Eros...............................................................243

 

POR FIM...............................................................................................................249

 

REFERÊNCIAS.................................................................................................................259

 



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