O PSICANALISTA VAI AO CINEMA - VOLUME 2

O PSICANALISTA VAI AO CINEMA - VOLUME 2

Código: 9786555060911

Marca: Blucher


Autor: Sérgio Telles
Editora: Blucher
Ano: 2022 / 3ª edição
Número de páginas: 184
Categoria Principal: Psicanálise, arte e cultura


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Nos três volumes de O psicanalista vai ao cinema, Sérgio Telles se utiliza da acessibilidade e da popularidade do cinema para divulgar conhecimentos psicanalíticos. Nos filmes aqui selecionados aparecem personagens cujos conflitos internos se evidenciam em suas angústias, seus relacionamentos pessoais, suas condutas, suas escolhas. Ao analisá-los, o autor torna compreensível o que antes parecia não ter sentido ou significado, ou seja, revela a lógica própria do inconsciente, tão distante da racionalidade consciente.

Mostra ainda que a interpretação analítica que decifra os conteúdos inconscientes não é uma construção voluntariosa do psicanalista, e sim fruto de uma atenta observação, apoiada em prática fundamentada num firme corpo teórico.

1. Tropa de elite (2007), de José Padilha: um retrato inquietante da nossa realidade; 13
 
2. O cheiro do ralo (2007), de Heitor Dhalia; 15
 
3. Santiago (2006), de João Moreira Salles: uma meditação sobre a memória; 19
 
4. A pele (Fur, an imaginary portrait of Diane Arbus, 2006), de Steven Shainberg; 23
 
5. O código Da Vinci (The Da Vinci code, 2005), de Ron Howard; 27
 
6. Babel (2006), de Alejandro González Iñárritu; 37
 
7. Volver (2006), de Pedro Almodóvar; 39
 
8. Segredos da noite (The night listener, 2006), de Patrick Stettner: algumas ideias sobre a autoria de uma obra literária; 41
 
9. O labirinto do fauno (El laberinto del fauno, 2006), de Guillermo del Toro; 51
 
10. Jogo subterrâneo (2005), de Roberto Gervitz; 61
 
11. A vida secreta das palavras (La vida secreta de las palabras, 2005), de Isabel Coixet; 67
 
12. Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal sunshine of the spotless mind, 2004), de Michel Gondry; 75
 
13. Os edukadores (Die Fetten Jahre sind vorbei, 2004), de Hans Weingartner; 79
 
14. Na captura dos Friedmans (Capturing the Friedmans, 2003), de Andrew Jarecki: capturando os Friedmans e algo mais; 83
 
15. Adaptação (Adaptation, 2002), de Spike Jonze; 89
 
16. The brown bunny (2002), de Vincent Gallo; 95
 
17. Lúcia e o sexo (Lucía y el sexo, 2001), de Julio Medem; 99
 
18. O pântano (La ciénaga, 2001), de Lucrecia Martel; 109
 
19. O livro de cabeceira (The pillow book, 1996), de Peter Greenaway: escrever em corpos/escrever no papel; 111
 
20. O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante (The cook, the thief, his wife & her lover, 1989), de Peter Greenaway: o bicho cozinheiro; 131
 
21. Sonata de outono (Höstsonaten, 1978), de Ingmar Bergman: uma conturbada relação mãe-filha; 141
 
22. Persona (1966) e Gritos e sussurros (Viskningar och rop, 1972) de Ingmar Bergman: duas obras-primas de Bergman; 145
 
23. Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini; 153
 
24. O ano passado em Marienbad (L’année dernière à Marienbad, 1961), de Alain Resnais: impossível sair de Marienbad; 157
 
25. Carta de uma desconhecida (Letter from an unknown woman, 1948), de Max Ophüls: baseado no conto homônimo de Stefan Zweig; 169
 
26. O triunfo da vontade (Triumph des Willens, 1935), de Leni Riefenstahl; 181
 




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