PROCESSOS DE AMADURECIMENTO E AMBIENTE FACILITADOR: ESTUDOS SOBRE A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

PROCESSOS DE AMADURECIMENTO E AMBIENTE FACILITADOR: ESTUDOS SOBRE A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

Código: 9788571260719

Categorias: Winnicott / 10% OFF

Marca: Editora UBU


Autor: Winnicott
Tradução: Irineo Constantino Schuch Ortiz
Editora: UBU / WMF Martins Fontes
Ano: 2022
Número de páginas: 352
Categoria Principal: Winnicott


De: R$99,00
Por: R$89,10
Economia de R$9,90

até 2x de R$44,55 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Esta obra fundamental sobre o amadurecimento psíquico destaca uma característica singular do psicanalista britânico: sua capacidade de olhar para a crianças nos próprios termos, sem vê-la como mero protótipo do adulto. O desenvolvimento de um senso moral e da capacidade de suportar a solidão; a relação entre a falta de esponteneidade e psicopatologia; o papel central do cuidado no desenvolvimento do indivíduo; os desejos opostos da criança de se comunicar e se isolar; as especificidade da psicanálise infantil - todas essas questões são examinadas ao longo dos ensaios escritos entre 1957 e 1963, com base no trabalho clínico que Winnicott realizou com pacientes bebês, crianças e adolescentes.

"Embora muitos tipos de experiência levem à formação da capacidade de ficar só, há um que é básico, e sem o qual a capacidade de ficar sozinho não surge: trata-se da experiência de ficar sozinho, como bebê ou criança pequena, na presença da mãe. Assim, a base da capacidade de ficar sozinho é um paradoxo; é a experiência de estar sozinho quando mais alguém está presente."

Nota do organizador; 7

Agradecimentos; 9

 

INTRODUÇÃO

 

PARTE 1 - ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO

1 - Psicanalise e o sentimento de culpa; 15

2 - A capacidade de ficar sozinho; 34

3 - A teoria do relacionamento pais-bebê; 44

4 - A integração do ego no desenvolvimento da criança; 70

5 - Provisão para a criança na saúde e na crise; 79

6 - O desenvolvimento da capacidade para a consideração; 91

7 - Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo; 104

8 - Moral e educação; 117

 

PARTE II - TEORIA E TÉCNICA

Sobre a contribuição da observação direta de crianças para a psicanálise; 135

Análise da criança no período de latência; 143

Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica?; 155

Distorção do ego em termos de self verdadeiro e falso self; 177

Cordão: uma técnica de comunicação; 195

Contratransferência; 202

Os objetivos do tratamento psicanalítico; 212

Enfoque pessoal da contribuição Kleiniana; 218

Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos; 229

Formação em psiquiatria infantil; 248

Psicoterapia dos distúrbios de caráter; 261

Os doentes mentais nos casos clínicos dos assistentes sociais; 279

Distúrbios psiquiátricos nos processos de amadurecimento infantil; 296

O atendimento hospitalar como complemento de psicoterapia intensiva na adolescência; 312

Dependência no cuidado do bebê, no cuidado da criança e no setting psicanalítico; 321

 

Índice remissivo; 337

Sobre o autor; 347



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento